Dragões #423 Fev 2022 | Page 12

Temos uma formação muito boa e miúdos com muitas capacidades , algo que se tem evidenciado nos últimos anos com a quantidade de jovens que chegam à equipa principal do FC Porto e que conseguem manter-se lá .”
ENTREVISTA

Temos uma formação muito boa e miúdos com muitas capacidades , algo que se tem evidenciado nos últimos anos com a quantidade de jovens que chegam à equipa principal do FC Porto e que conseguem manter-se lá .”

Aquando da renovação até 2025 , disse algo deste género : “ Quando era miúdo , já era maluco pelo FC Porto ”. Como nasceu esse amor ? Nasceu sobretudo da parte do meu pai , não de toda a família , mas mais do meu pai , que é portista . Sempre me incutiu desde pequenino o que é o FC Porto , pois ele gosta do clube desde sempre . Lembrome de que vínhamos muitas vezes ao estádio ver os jogos do FC Porto , quando ainda não jogava aqui , e são pequenas coisas que ficaram em mim e que me fizeram gostar tanto do FC Porto .
Ainda é maluco pelo FC Porto ? Claro que sim ! Toda a minha vida foi passada neste clube e espero estar cá para concretizar todos os objetivos que tenho .
Depois daquele torneio no Algarve ao serviço do Feirense , foi fácil escolher o FC Porto e resistir ao assédio dos outros clubes ? Foi fácil , ainda que numa primeira fase o FC Porto não fosse um dos clubes que estava em contacto com os meus pais . Eram outros dois clubes portugueses , mas assim que chegou o FC Porto não pensei duas vezes e não hesitei junto do meu pai , pois queria muito vir para o FC Porto .
Que idade tinha quando decidiu que era no FC Porto que ia jogar ?
Como é que um miúdo toma uma decisão daquelas sozinho ? Tinha oito anos . Era mais fácil para mim e também para os meus pais , pois ir para outro clube implicaria sair da minha zona . Era muito miúdo e os meus pais ainda não tinham possibilidades para me acompanhar de forma tão frequente . Como era mais perto e como era o FC Porto , um clube gigante , não tive dúvidas .
Ainda se lembra do primeiro treino que fez com o equipamento do FC Porto ? Que recordações guarda desse dia ? Confesso que não me lembro do primeiro dia , mas lembro-me de muitos treinos que fiz com nove e 10 anos na Constituição , onde havia vários torneios internos . São momentos dos quais me lembro perfeitamente .
Seguiu-se um trajeto na formação até aos Sub-19 , nos quais fez história ao ajudar à conquista inédita da UEFA Youth League . Aquela final contra o Chelsea será sempre um dos jogos mais inesquecíveis da sua carreira ? Vai ser , sem dúvida , pois foi a primeira final europeia que ganhei . Já estive noutras duas , que perdi , mas essa ganhei e , sendo pelo FC Porto , uma competição que nunca ninguém tinha ganho em Portugal , foi muito importante para mim e para o clube . Ficámos muito contentes .
O que é que aquela equipa tinha de tão especial para fazer história daquela maneira ? Sentíamos que podíamos fazer coisas muito positivas com a equipa que tínhamos . Nesse ano tínhamos uma equipa muito boa , nomeadamente no que diz respeito à qualidade individual de cada um . A partir daí , a qualidade coletiva vinha ao de cima . Conseguimos agregar tudo isso , unimo-nos muito e conseguimos um feito que foi histórico para todos nós .
Depois dessa época inesquecível nos Sub-19 ( 2018 / 19 ), seguiu-se um período muito positivo no FC Porto B , que serviu de rampa para a equipa principal . Quão importante foi essa passagem pela equipa B ? Sabia que tinha de passar pela equipa B antes de chegar à equipa principal e que essa era uma etapa importante para mim , pois ainda tinha que crescer em muitos aspetos . Ainda hoje continuo a crescer , mas era preciso passar aquele tempo na equipa B para depois transitar para a equipa principal , que era o meu grande objetivo . Felizmente consegui , soube esperar , soube aproveitar as oportunidades e aqui estou muito contente .
12 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2022