Dragões #422 Jan 2022 | Page 48

ANDEBOL

Temos um plantel com jogadores de muita qualidade , em que qualquer um pode assumir o jogo num momento decisivo . No Águas Santas , a realidade era outra , sabia que na maior parte das vezes ia ter que decidir .

Com a sua experiência no andebol , já viveu várias “ eras ” da modalidade . Como vê esta mudança no andebol moderno em que deixa de haver um posto específico , principalmente na primeira linha , para começar a existir primeiras linhas que têm de atuar em qualquer uma das três posições ( lateral esquerdo / direito ou central )? Sente-se confortável a jogar em qualquer um dos três postos ? Desde muito cedo que fui habituado a jogar nas três posições , embora mais a central e a lateral esquerdo do que à direita . A qualidade individual dos jogadores evoluiu imenso . Hoje em dia , os jogadores estão preparados para jogar um contra um , rematar à baliza , jogar com o pivô . Antigamente era difícil encontrar jogadores tão completos .
Está a encarar , no FC Porto , uma realidade diferente ao nível da quantidade de jogos que há a disputar por época . Na época passada , no Águas Santas , cumpriu 33 jogos e na anterior 26 . Estando já com 26 jogos a meio da época , como se sente fisicamente para o que resta da temporada ? Mudou alguns hábitos na sua vida pessoal para conseguir estar a um nível mais elevado ? Sinto-me muito bem fisicamente . Sempre tive muitos cuidados com a alimentação , com o treino e com o descanso . Acredito que se não tivesse estes hábitos não ia conseguir manter-me a este nível com esta idade .
Um dos motivos que o trouxe para o FC Porto foi a possibilidade de disputar a Liga dos Campeões . Como foi viver esse sonho ? Confirmou a ideia que tinha da prova e da exigência da mesma ? É possível cumprir o seu sonho , de que falou na apresentação , que é chegar à “ final four ”? Tem sido uma experiência incrível . Ter a oportunidade de defrontar jogadores que admiro e jogar em pavilhões com capacidade superior aos nossos , completamente lotados , tem feito desta experiência algo