Dragões #420 Nov 2021 | Page 52

ANDEBOL muito agradecido por tudo o que ele fez para que eu me pudesse sentir melhor , para que me adaptasse melhor à cidade e ao clube . É difícil falar , porque é uma derrota para todos . Vou lembrá-lo sempre com um sorriso , feliz , sempre a brincar e a ouvir música no carro quando viajávamos . Sempre a brincar . Enquanto for vivo , vou dizer a todos como ele foi uma das melhores pessoas que conheci na vida .
Como viveu o episódio trágico de 26 de fevereiro e o que restou da época ? Todos temos aquela dor , a recordação daquela situação terrível … Voltar a treinar e a jogar foi muito complicado . Estava com ele aqui apenas há sete ou oito meses , mas quando estava na baliza ou no banco , sentia a falta dele e ainda sinto . Para falar , conversar , para me aconselhar sobre para onde rematam os adversários , para comentar alguma defesa ou algum golo ou apenas para fazer conversa . Nos treinos , sinto que estou eu e depois vai ele para a baliza , e eu vou trabalhar com o Telmo . Fazíamos sempre assim , um estava na baliza e o outro trabalhava com o Telmo e depois rodávamos . Ainda tenho a sensação de que ele está a trabalhar com o Telmo e vem para a baliza .
A partir daí , como interiorizou que tinha de assumir a baliza ? Nos primeiros dias nem pensávamos no andebol , mas apercebemonos de que a vida continua e que tínhamos de jogar . Tive um peso grande sobre os ombros , porque manter aquela qualidade que ele tinha não era fácil . A verdade é que sempre tentei defender para mim e para ele também , porque toda a gente sabe o que ele significou para o FC Porto e para o andebol português e mundial . Desde que ele não está cá tem sido difícil , mas na altura tinha de dar o meu melhor , porque , quando tens um colega atrás de ti é mais fácil , porque sais , se não estás bem , e entra outro e ganhas o jogo . Assim era mais difícil porque não podes falhar .
Esta época começou com a conquista da Supertaça , depois de vencerem o Benfica e o Sporting . Há alguém em Portugal que consiga estar ao nível do FC Porto ? Acho que os outros dois clubes também têm jogadores de alta qualidade e ambos têm melhores equipas do que no ano passado , mas se mantivermos o nosso nível e dermos o nosso melhor , estamos um pouco acima dos outros . Mas temos de dar tudo , não vai ser fácil , porque eles têm muitos jogadores com qualidade . Os objetivos passam por ganhar tudo , queremos preparar-nos bem e darmos o máximo em cada jogo .
Na Liga dos Campeões integram um grupo de tubarões . Como reagiram ao sorteio ? Não tínhamos muito por onde escolher , nada dependia de nós . Entrámos neste grupo , havia equipas fortes nos dois grupos , temos maiores nomes , mas , se jogarmos bem , podemos ganhar a qualquer um . Principalmente em casa , com o pavilhão cheio , com o apoio incrível dos adeptos .
O que os adeptos podem esperar do FC Porto nesta edição da Champions ? Podem esperar que lutemos por cada bola em cada jogo . Ganhámos ao Flensburg num grande jogo , num jogo difícil , e ganhámos fora ao Dínamo de Bucareste num jogo importante para as contas do grupo . O grupo é difícil , mas dá prazer jogar contra estas equipas . Jogas à vontade , mostras o teu melhor , não tens nada a perder e só podes jogar bem .
Apesar de um mau começo , contra o Motor , conseguiram essa vitória frente ao Flensburg , em que obteve 46,2 % de eficácia , o que é estrondoso e lhe valeu um lugar no sete ideal da jornada . Como viveu esse jogo que termina com o livre de sete metros da vitória marcado pelo António Areia ? Entrei na segunda parte , eles estavam a ganhar por três , mas nunca perdi a confiança de que podíamos ganhar . Perto do final do jogo , quando estava 27-24 , contava que precisava de defender três bolas e tínhamos de marcar quatro golos . Nunca desistimos , ainda tivemos os adeptos connosco a apoiar e isso ajuda muito . No final , o António marcou o golo da vitória .
Na jornada seguinte , frente ao Dínamo de Bucareste , foi o Mitrevski a decidir o jogo com uma defesa nos últimos segundos , num jogo em que já tinha feito uma enormíssima defesa , a melhor da terceira ronda , a um remate aos seis metros do Dissinger , saindo em leque e fechado a baliza . Com a experiência que tem , sente-se talhado para estes jogos grandes ? Jogar na Champions é sempre um prazer . Defrontar grandes equipas e grandes jogadores , poder mostrar o meu melhor … Desfruto sempre dos jogos , porque não tenho nada a perder , só a ganhar . Desfruto de jogar com as estrelas , quando estamos nestes grupos significa que estamos entre os melhores e ganharmos a alguns deles é muito bom .
A página do Instagram da Liga dos Campeões questionou os adeptos sobre qual o melhor guarda-redes desta edição da competição até agora e colocou uma foto sua , sugerindo-o como uma forte hipótese . Considera-se um dos melhores guarda-redes da Champions até agora ? Há muitos guarda-redes que defendem muito bem e são consistentes . Para mim , é sempre difícil dizer quem é o melhor . Não gosto de falar sobre mim e não sei classificar-me . Há uns que brilham
52 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2021