ANDEBOL
Nascido na ex-Jugoslávia , o menino que só gostava de futebol e era um seguidor atento do FC Porto de José Mourinho viria a tornar-se um dos melhores guarda-redes de andebol do mundo . Já sem medo das bolas , Nikola Mitrevski detesta perder , mesmo numa simples brincadeira “ com os miúdos lá em casa ”. Entre as memórias de difícil digestão mantém a eliminação na Liga dos Campeões frente ao Aalborg , adversário que nunca mais quis ver jogar ; do outro lado das recordações , entre as boas , sobressai a defesa que entrou nas dez melhores da última edição da Champions .
Nasceu ainda na antiga Jugoslávia . Como foi crescer lá e como apareceu o andebol na sua vida ? Vivi cerca de seis anos na Jugoslávia , mas não notei muito a repressão da ditadura durante esse tempo . Senti um pouco a transição , que foi difícil , mas já passou . Na minha cidade , Bitola , o andebol é o primeiro desporto , assim como em toda a Macedónia , e o Pelister , clube em que iniciei o meu percurso , era conhecido na Jugoslávia , jogava nas competições europeias e eu via-os jogar no pavilhão e na televisão . Eu gostava mais de futebol e joguei durante quase um ano , desde a primavera até outubro ou novembro , mas depois começava a nevar lá fora , fazia muito frio e não fui mais . As outras crianças perguntavam-me : “ Por que não vens ?”, e eu dizia : “ Está a nevar , onde vamos treinar ?”. Ao que eles respondiam : “ Mas nós treinamos ”. No ano seguinte , comecei a jogar andebol com os meus amigos da escola que já praticavam , e comecei a treinar na baliza , porque não gostava muito de andebol e era só para estar lá com eles .
Quando soube que queria ser guarda-redes ? Eu não queria , mas comecei a ser guarda-redes porque não me sentia muito bem a jogar andebol , preferia futebol . Como os meus amigos treinavam andebol , na escola queriam jogar andebol e , para não estar lá ao lado só a ver , ia à baliza . O professor encontrou talento em mim e mandou-me ir treinar ao Pelister .
Sempre foi destemido e corajoso para enfrentar os remates adversários como é agora ? No início , tinha um pouco de
49 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2021