Dragões #420 Nov 2021 | Page 14

ENTREVISTA

Todos os títulos , desde a formação , foram muito importantes , mas ganhar na equipa principal tem sempre um sabor muito especial , até porque , no fundo , é a confirmação do êxito de todo o caminho da formação .”
oportunidade e nós temos de estar como se tivéssemos de defender dez bolas por jogo . Também por isso esta posição é muito ingrata e a concentração tem de ser mesmo máxima em todos os segundos .
conselhos aos avançados para que possam encontrar pontos fracos dos guarda-redes , mas claro que faz parte da preparação do jogo analisar todos os jogadores da equipa adversária .
Como é que um guarda-redes se prepara especificamente para cada jogo ? Há adaptações estratégicas ou o essencial é estar lá e defender tudo o que for possível ? Claramente , a partir do treino há sempre estratégia . Do mister , dos treinadores de guarda-redes … Há sempre um objetivo de jogo . Depois , a preparação individual depende de cada um . Para mim o importante é treinar bem , em função da ideia do mister . Depois , no estágio , estou sempre com o Álvaro [ Magalhães , fisioterapeuta ], a alongar , com os fisioterapeutas … tenho sempre essa preparação . Dormir bem , alimentarme bem , ouvir música … Tudo isso dá aquela energia extra para estarmos bem e termos confiança em nós .
Os seus companheiros avançados dão-lhe conselhos sobre como enfrentar os avançados adversários ? Acho que somos mais nós a dar
O que é , para si , uma boa exibição ? É quando tem muito trabalho e faz muitas defesas ou valoriza outros detalhes em que o adepto comum não costuma reparar ? Para mim , uma boa exibição é ter o mínimo de erros no jogo . Ao nível do passe , cruzamento , saídas da baliza , defesas de baliza … É errar o mínimo possível . Um erro pode ser fatal .
Estreou-se pela equipa principal em 2019 e não sofreu qualquer golo nos primeiros seis jogos . Foi o arranque com que sonhou ? Essas prestações foram importantes para ganhar confiança ? Claro que sim , não vou dizer que não . Qualquer jogador que entre e tenha esses jogos vai ter sempre ali um motivo de confiança . Da maneira como eu penso , é preciso começar a ganhar confiança nos treinos , trabalhar ao máximo , para que possamos passar essa confiança para os
jogos , e depois é concentração , o prazer , a paixão pela profissão , e as coisas acontecem naturalmente .
Acabou essa época a estrear-se num clássico com o Benfica e logo com uma vitória na final da Taça de Portugal . Foi um dos momentos mais especiais da sua carreira ? Sim , foi muito especial . Também por ser algo ao serviço do clube de que sempre fui adepto , desde pequeno . Todos os títulos , desde a formação , foram muito importantes , mas ganhar na equipa principal tem sempre um sabor muito especial , até porque , no fundo , é a confirmação do êxito de todo o caminho da formação , poder chegar lá e
conseguir ganhar . É um objetivo que temos e isso é muito bom .
Isso aconteceu numa temporada que foi interrompida durante quase três meses por causa da pandemia . Como é que viveu o período do confinamento ? Temeu que pudesse colocar em causa a sua afirmação ? Creio que não , porque toda a gente parou … Claro que estar em casa e estar no campo é sempre diferente , mas há coisas que podemos trabalhar em casa . No geral , acabámos por perder , mas não acho que tenha sido prejudicial em especial para mim .
14 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2021