Dragões #418 Set 2021 | Seite 5

FICHA TÉCNICA
FICHA TÉCNICA
Proprietário e editor Futebol Clube do Porto Estádio do Dragão , Entrada Poente , Piso 3 4350-415 Porto
NIPC 501122834
Administrador Alípio Jorge Fernandes
Diretor Francisco J . Marques
Diretor adjunto Alberto Barbosa

30

LIGA DOS CAMPEÕES
Procurámos pontos de contacto com os nossos adversários no grupo B , descobrimos histórias fabulosas e demos nova vida a figuras míticas , algumas mais óbvias do que outras e outras ainda quase esquecidas .
Redação Bruno Leite Diogo Faria Manuel T . Pérez Pedro Diniz Sérgio Velhote
Dragão Arena Via Futebol Clube do Porto 4350-450 Porto
Multimédia Fábio Silva Hugo Matos
Design Gráfico Diogo Oliveira
Fotografia Arquivo do FC Porto Adoptarfama
CICLISMO CICLISMO
Impressão Etiquel Rua da Argila , 407 4445-416 Alfena
COMO
AMARO
DEU A VOLTA
À VOLTA
Quatro ciclistas vestiram de amarelo , houve cinco mudanças na liderança da geral individual , mas bastou um Dragão chegar ao topo para nunca mais de lá sair . Amaro Antunes venceu pela segunda vez consecutiva a Volta a Portugal numa das provas mais equilibradas dos últimos anos e na qual a W52-FC Porto teve de enfrentar desafio após desafio para vencer . Foi um triunfo do coletivo perante o coletivo adversário que se formou no pelotão , traduzido no grito de Amaro depois de cruzar a meta final em Viseu .
TEXTO : SÉRGIO VELHOTE FOTOS : JOÃO FONSECA
Vitória confirmada no final do contrarrelógio individual de Viseu
40 REVISTA DRAGÕES SETEMBRO 2021

40

41

Também nas estradas de Portugal se corre contra tudo e contra todos . Basta ver o característico azul e

REVISTA DRAGÕES SETEMBRO 2021
branco a vencer para os adversários se juntarem para travar a onda triunfal que se alarga desde 2016 . Durante toda a Volta viu-se uma equipa a impor o ritmo em busca de um melhor resultado , um esforço pintado com essas cores características , com os adversários a seguirem colados na roda e usufruindo do trabalho realizado pelos portistas . Os responsáveis da W52-FC Porto já esperavam isso desde o primeiro dia . A estratégia estava montada , mesmo que muitos não a tenham percebido . Como é habitual , o acompanhamento à W52-FC Porto foi feito de perto pela DRAGÕES e por todos os meios de comunicação dos azuis e brancos , pelo que era percetível que este ano algo estava diferente . Além da entrada de Joni Brandão e de Ricardo Vilela no sete escolhido por Nuno Ribeiro e Hélder Alves , havia no ar uma concentração extra , um foco mais intenso nos mais de 1.500 quilómetros que os esperava , como se já sentissem as adversidades que iriam enfrentar .
VOLTA A PORTUGAL
Contra tudo , contra todos e sempre , sempre a puxar . Foi mais ou menos assim que a W52-FC Porto e Amaro Antunes deram uma volta estratégica e apoteótica ao final da Volta a Portugal .
ARRANQUE TUMULTUOSO O contrarrelógio inicial catapultou Rafael Reis para a liderança , como muitos esperavam . O ciclista que já correu pela W52-FC Porto é um dos contrarrelogistas mais fortes do panorama nacional e bateu a concorrência para ser o primeiro a vestir de amarelo . Lisboa viu o velocista da Efapel subir ao pódio , ainda que a estratégia da equipa tenha sido algo estranha , uma vez que desde o primeiro dia tinham afirmado que a equipa não estava em prova para a vencer , apenas para conquistar etapas . Desejo conseguido , já que triunfaram em seis dos 11 dias de competição . Rafael Reis seguiu de amarelo até à etapa da Torre , uma tirada em que os adeptos esperavam algo dos azuis e brancos . Na manhã desse sábado , a equipa foi logo abalada pela notícia do abandono da Caja Rural da prova devido a casos suspeitos de covid-19 . A formação espanhola tinha estado hospedada no mesmo hotel que a W52-FC Porto , o que forçou os portistas a serem testados minutos antes do arranque da tirada . Felizmente , nenhum membro da comitiva foi afetado , mesmo depois dos sucessivos
73 ANOS AO DIA
15 de agosto é um dia especial para o ciclismo azul e branco , já que é a data da conquista mais antiga e da vitória mais recente do FC Porto na Volta a Portugal . Amaro Antunes levantou o troféu em 2021 , tal como Fernando Moreira o fez em 1948 . Desde então , os Dragões já venceram 18 Grandíssimas .
Publicidade PortoComercial Estádio do Dragão , Entrada Nascente , Piso 3 4350-415 Porto Telefone : 225 083 300
Assistente de Redação Eduardo Silva
Assinaturas PortoComercial Linha Dragão ( 707 28 1893 )
Loja do Associado do Estádio do Dragão E-mail : revista . dragoes @ fcporto . pt
Tiragem 2000 exemplares
N .º Registo ERC 110847
N .º Depósito Legal 41977
Estatuto editorial em www . fcporto . pt / pt / corporate / media