Dragões #417 Ago 2021 | Page 37

MELHOR GOLO DA EUROPA

De uma lista infindável de golos apontados na última temporada , a UEFA escolheu dez . Entre os marcadores estavam Patrik Schick , Lorenzo Insigne , Kemar Roofe , Paul Pogba , Delle Alli … e Taremi . Foram os adeptos que decidiram . Mais de 600 mil votos foram contados para atribuir o melhor golo da época , um remate brilhante e épico , pintado de azul e branco . Desde já , pelas duas equipas que se defrontavam na segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões , na noite de 13 de abril . Sevilha recebeu FC Porto e Chelsea , com os ingleses a partirem com uma vantagem de dois golos conseguida no primeiro encontro . Sérgio Conceição lançou Taremi na segunda parte e o iraniano assumiu protagonismo na frente , apesar da baliza dos blues parecer impenetrável .

Era preciso algo mágico para quebrar a barreira britânica . Foi no período de compensação que tudo aconteceu . Pela direita , Nanu encontrou espaço para cruzar . Saiu ligeiramente atrasado para Taremi cabecear , por isso , o avançado enquadrou-se e tentou : pontapé de bicicleta , bola no ângulo da baliza do Chelsea . Na gaveta , como se costuma dizer . Não foi suficiente para o FC Porto continuar a caminhada europeia que já tinha propósitos históricos , graças ao épico golo de Sérgio Oliveira em Turim , mas o mundo do futebol não se esqueceu do golo de Taremi , que já tinha sido anunciado como o melhor remate certeiro da Liga dos Campeões . Faltava ser o melhor de todas as competições europeias . E assim se tornou o “ melhor ” dos 28 golos já apontados pelo FC Porto e o “ melhor ” entre os 157 remates certeiros de Mehdi Taremi como sénior .
Simplesmente “ perfeito ”
Na última edição da DRAGÕES , Mehdi Taremi concedeu uma entrevista em que abordou os golos marcados na época de estreia no FC Porto . Desde o primeiro , frente ao Portimonense , ao remate certeiro diante da Juventus , no Dragão , onde se tornou o primeiro iraniano a marcar na fase a eliminar da Champions , o iraniano destacou o remate acrobático frente ao Chelsea , qualificando-o como “ perfeito ”. “ Naquele instante pensei para mim : ‘ Mehdi , a única forma de fazeres golo é com uma bicicleta ’. E a bola saiu perfeitinha ”, contou .
Depois de Cristiano e Messi
Não houve prémio atribuído na última época , por isso Taremi sucede a dois jogadores que não precisam de apresentação . Em 2019 , o livre de Lionel Messi frente ao Liverpool mereceu a distinção , enquanto o pontapé de bicicleta de Cristiano Ronaldo frente à Juventus , em 2018 , foi eleito o melhor golo da Europa .