Dragões #416 Jul 2021 | Page 25

2

Não há em Portugal quem se aproxime do registo do FC Porto de Sérgio Conceição na Liga dos Campeões . Com três qualificações para a fase a eliminar - e tendo sido afastados apenas por finalistas ( Liverpool ) ou campeões europeus ( Liverpool e Chelsea ) - os Dragões entraram por duas vezes no top-8 do velho continente .

53,6 %

100 +

Nas quatro épocas do treinador natural de Ribeira de Frades , o FC Porto superou sempre a centena de golos por época , registo que mais nenhum outro clube português conseguiu . Nesse período , as equipas de Sérgio Conceição marcaram 469 golos ( mais 89 do que o Sporting ) e sofreram 182 ( menos 26 do que o Benfica ).

5

Quinze vitórias , quatro empates e nove derrotas fazem de Sérgio Conceição o treinador português ( entre os que somaram mais de dez jogos ) com a melhor percentagem de triunfos na Liga dos Campeões ( 53,6 %). Neste capítulo , o técnico que mais vezes orientou o FC Porto na liga milionária supera os registos percentuais de nomes como os de José Mourinho e Ottmar Hitzfeld ( ambos com dois títulos conquistados ), Jürgen Klopp , Fabio Capello , Guus Hiddink ou Marcello Lippi ( todos com um ).

3

No ano civil de 2020 , a equipa de Sérgio Conceição fechou a conquista do triplete ( campeonato , Taça de Portugal e Supertaça ), feito que o FC Porto havia alcançado pela última vez em 2011 . Em 2020 , os azuis e brancos foram a melhor defesa e o melhor ataque da Liga e venceram todos os clássicos em todas as competições .
O treinador com mais jogos no Estádio do Dragão também é um dos que mais troféus depositou no Museu . As cinco conquistas em quatro anos colocam Sérgio entre os técnicos mais titulados da história portista , apenas atrás de José Maria Pedroto , Artur Jorge , José Mourinho e Jesualdo Ferreira .
25 REVISTA DRAGÕES JULHO 2021