Dragões #416 Jul 2021 | Page 14

TEMA DE CAPA
comportamentos de treino que podem danificar o espírito de grupo e atirar a equipa para um ciclo menos bom a partir desse treino . O facto de corrermos como se não houvesse amanhã é consequência de estarmos sempre na red line , à procura do nosso limite , que num dia pode ser um e , no dia seguinte , pode ser ultrapassado para que possamos alcançar um outro limite . Percebemos que esta procura incessante de dar o máximo vai dar-nos , no final da época , algo mais do que trabalhar numa zona de conforto tranquila . Acredito que muitas vezes não seja fácil para os jogadores , porque mexe com os hábitos que eles criaram ao longo das suas carreiras , mas isto leva-os para um patamar diferente . Não é fácil . Acredito que , muitas vezes , o próprio caráter e as atitudes dos jogadores são diferentes . Alguns conseguem interiorizar isso mais facilmente e outros nem tanto , mas estar no FC Porto é exatamente isso , é estar sempre a desafiar os limites , correndo como se não houvesse amanhã .
Como é que se explica que o FC Porto tenha uma competitividade na Liga dos Campeões em quase todas as épocas que não tem paralelo noutras equipas do futebol português ou noutros clubes que não pertençam aos cinco campeonatos mais ricos da Europa ? Isto faz parte da competitividade do clube , da cidade e da região . Há empresas do Norte do país que estão na vanguarda a nível europeu nos seus setores , nas suas indústrias . Além disso , há o nosso trabalho , de toda a estrutura do FC Porto , dos atletas , da equipa técnica , de todos os diferentes departamentos que trabalham em prol dessa competitividade . Umas vezes melhor , outras nem tanto , mas isso está tudo ligado à identidade das pessoas , da paixão que os adeptos do FC Porto

O facto de corrermos como se não houvesse amanhã é consequência de estarmos sempre na red line , à procura do nosso limite , que num dia pode ser um e , no dia seguinte , pode ser ultrapassado para que possamos alcançar um outro limite .”
14 REVISTA DRAGÕES JULHO 2021