Dragões #416 Jul 2021 | Page 12

TEMA DE CAPA

Na verdade , Sérgio Conceição , que se orgulha das jogadas “ lindíssimas ” e dos golos “ fantásticos ” conseguidos pela equipa , mantém que “ jogar bonito é ganhar ”. Ou melhor , “ jogar bonito é retirar o máximo dos jogadores para ganhar ”, esclarece . E eles , os jogadores , que se preparem para “ correr como se não houvesse amanhã ”, para trabalhar na “ red line ”, porque o treinador , competitivo como é , está disposto a quebrar limites . Faz parte do processo de “ um ciclo virtuoso ”, explica .

Quando chegou , no verão de 2017 , disse que tinha chegado para ensinar e não para aprender . Na verdade , nem precisou de aprender que é muito mais difícil vencer com a camisola do FC Porto do que com qualquer outra camisola , porque já tinha sofrido isso na pele na qualidade de jogador . É também por isso que o nível de exigência está bem lá em cima , por ser muito mais difícil vencer pelo FC Porto ? O que faz as grandes equipas é a necessidade de vencer , o que distingue uma grande equipa é a necessidade de estar sempre no topo . É um ciclo virtuoso , não um ciclo vicioso , que é muito exigente . Vencer é sempre mais difícil , mas essa necessidade faz com que as pessoas que trabalham num clube como o FC Porto sintam diariamente essa exigência . Desde os meus 16 anos que tenho a noção de que essa verdade se encaixa perfeitamente naquilo que eu sou :

Para mim , jogar bonito pode ser chegar à baliza adversária com dois passes e ser muito eficaz em termos defensivos , não permitindo que o adversário chegue muitas vezes à minha baliza .”
vencer uma peladinha ou vencer um jogo da fase final da Liga dos Campeões tem de ser algo normal . Não tem que haver mais vontade de trabalhar num dia do que no outro , nem tem que haver mais vontade de vencer um jogo da Liga dos Campeões do que de vencer um jogo do campeonato nacional . É essa a minha forma de estar , que transmito e que acho que é um sentimento geral . Quando digo geral , falo dos adeptos , da região e de todos aqueles que , na minha opinião , amam a sua profissão .
Na primeira entrevista que concedeu à DRAGÕES , em julho de 2017 , disse que , para si , “ jogar bonito é ganhar ”.
12 REVISTA DRAGÕES JULHO 2021