VOLEIBOL
O que significa para si ser campeão nacional ? Essa questão tem vários pontos . Se formos a uma questão pessoal , é muito importante , fazia parte dos meus objetivos pessoais conquistar todos os troféus no meu país . Felizmente , tive a oportunidade de vencer a Supertaça no ano passado e esta época , nos dois primeiros anos de AJM / FC Porto , de vencer a Taça de Portugal no ano passado e de vencer o campeonato nacional este ano . Conseguir chegar e , na primeira oportunidade , colocar esse título no Museu de um clube tão vencedor como o FC Porto é muito importante , queríamos muito fazê-lo .
“
“ Em dois anos , conseguimos conquistar quatro troféus e deveriam ter sido cinco . Se quatro em seis era muito bom , cinco em seis seria excelente .”
O êxito desta época está intimamente ligado à dificuldade inesperada da temporada anterior pelo facto de a primeira não ter terminado ? Claro que sim . Tínhamos esta ambição no ano passado , quando idealizámos este projeto . Na altura , assumimos que queríamos ganhar todas as competições em que participássemos . Há um ano , estivemos muito perto de conquistar o campeonato e , juntando esse título à Supertaça e à Taça de Portugal , de conseguir um triplete . Não conseguimos , por questões que nos são alheias e que não conseguimos controlar , e depois foi ficar um ano à espera , um ano a trabalhar para , no final , podermos dizer que conseguimos . Acaba por ser um trabalho de dois anos .
Estando vocês no expoente máximo do vosso desempenho na primeira temporada , a covid-19 tirou-vos a hipótese de serem campeões logo no ano de criação da parceria entre a AJM e o FC Porto . Como reagiram ? A nossa primeira reação foi de algum receio , de algum medo . Aconteceu tudo muito rápido , íamos acompanhando as notícias , mas acabámos por ter aquela ideia de que não ia chegar aqui e , quando chegou , foi tudo muito repentino . Não ficámos indiferentes ao que as pessoas sentiram , havia receio de vir ao treino , porque alguém poderia estar infetado , e muitas vezes não era uma preocupação pessoal , mas de não levar o vírus para casa e infetar os mais velhos . Depois , num ápice , a Federação suspendeu o campeonato , emitiu uma decisão em relação à finalização da prova e nós , num curto espaço de tempo , conseguimos reorganizar-nos , percebemos como iríamos minimizar os danos por estarmos parados
57 REVISTA DRAGÕES JUNHO 2021