ANDEBOL de azul e branco . Lado a lado com os jogadores bicampeões nacionais , Pinto da Costa deu voz ao sentimento de gratidão dos adeptos : “ Sempre todos unidos , unidos com quem já não pode estar cá como merecia . Isso é realmente um sinónimo de grandeza , de tal forma que o vosso tamanho , que é muito grande , é pequeno junto daquilo que vocês demonstram em dignidade , ambição e como exemplo de ética e desportivismo . Tenho muito orgulho em que todos vocês sejam atletas do FC Porto .” A Europa do andebol tem o melhor plantel português debaixo de olho e o presidente dos Dragões não quis despedir-se sem deixar uma palavra “ para os que saem ”: “ A vida é assim , leva-nos , às vezes , para locais onde não pensávamos nem seria uma obsessão ir , mas tenho a certeza de que vão levar o FC Porto no coração e que se vão lembrar sempre dos momentos felizes que viveram no FC Porto . Sejam felizes nas vossas carreiras e que um dia voltem ao FC Porto e à cidade do Porto , porque esta é a capital do bom acolhimento , do saber conviver e do saber estar ”. Com a vitória como objetivo , Pinto da Costa fez questão de reforçar a exigência do clube na declaração final em pleno museu : “ A todos muito obrigado e felicidades para os jogos que se avizinham , porque ainda temos uma taça para ganhar . Eu confio que sim , porque confio em todos vós de maneira ilimitada . Muitos parabéns e muitas felicidades , coletiva e individualmente , para vós e para as vossas famílias ”.
“ De todos os títulos que o andebol alcançou nas últimas duas décadas , este tem um sabor especial . O primeiro foi dedicado ao presidente Pinto da Costa por o andebol ser a única modalidade de alta competição que no seu consulado ainda não tinha conseguido um título nacional . Este tem um destinatário natural , sentido , que é o Alfredo , alguém a quem desafiámos a construir a sua vida pessoal e desportiva noutro país , a quem lançamos um desafio de vida e que o assumiu como não fizeram muitos que nasceram cá . Por isso , foi a cereja no topo do bolo .”
Adelino Caldeira , vice-presidente e administrador do FC Porto
“ O vosso tamanho , que é muito grande , é pequeno junto daquilo que vocês demonstram em dignidade , ambição e como exemplo de ética e desportivismo . Tenho muito orgulho em que todos vocês sejam atletas do FC Porto .”
Jorge Nuno Pinto da Costa
“ O desempenho da nossa equipa de andebol perante tanta adversidade mostrou que no FC Porto não há limites . Nesta época o desafio foi enorme e superámos uma grande perda subindo mais um degrau na nossa qualidade competitiva !”
António Borges , diretor do andebol
49 REVISTA DRAGÕES JUNHO 2021