Dragões #414 Mai 2021 | Page 7

NUNCA DESISTIREMOS

“ Dragão espoliado a triplicar . (…) Se há jogos em que um clube pode gritar a plenos pulmões que foi impedido de triunfar por causa de um desempenho arbitral , foi um destes .” “ Imagem descuidada , atenção e concentração baixas , faltas demasiadas , análise técnica deficiente .” “ Má arbitragem de Hugo Miguel e do VAR António Nobre .” “ Jogo com incidências de difícil análise e dois erros na área com influência no resultado .” “ Faltou acerto em lances relevantes e potencialmente determinantes no resultado final . Faltou , sobretudo , ajuda do seu videoárbitro em lances evidentes .” “ Arbitragem infeliz de Hugo Miguel e restante equipa , pela influência que tiveram no resultado .” “ Jogo intenso que proporcionou muitos contactos , nem sempre bem decididos pelo árbitro .” “ Imagens não deixam dúvidas . Houve três penáltis por marcar a favor do FC Porto .”
Estas frases não são minhas , não são do Sérgio Conceição , não são do Pepe nem são de ninguém da estrutura do FC Porto . São , respetivamente , dos senhores José Manuel Freitas , Jorge Coroado , José Leirós , Fortunato Azevedo , Duarte Gomes , Jorge
Faustino , Marco Ferreira e Pedro Henriques , um jornalista e sete especialistas de arbitragem , e refletem o que ficou evidente para quem assistiu ao Moreirense - FC Porto e procurou pronunciar-se sobre o jogo com um mínimo de seriedade . Chegaram todos às mesmas três conclusões : 1 ) houve vários erros graves de arbitragem ; 2 ) esses erros podem ter tido impacto no resultado ; 3 ) a equipa prejudicada por todos esses erros foi o FC Porto .
Perante isto , é perfeitamente natural e justo que o nosso treinador , os nossos jogadores e os nossos adeptos tenham expressado uma grande insatisfação no final do jogo . No caso do Sérgio Conceição , até pecou por defeito nas reclamações , visto que só se queixou de dois penáltis , mas por se ter dirigido ao árbitro a dizer “ Dois penáltis ! Dois penáltis !” foi logo expulso , ou seja , foi vítima de mais um erro . Este jogo foi disputado a 26 de abril de 2021 , mas a censura de que foi alvo o nosso treinador , que depois até originou uma suspensão de 21 dias que vamos contestar em todas as instâncias que pudermos , tem mais a ver com os tempos sombrios anteriores a 25 de abril de 1974 . Não abdicamos e não abdicaremos nunca do direito à indignação cunhado pelo saudoso Dr . Mário Soares .
E sabemos que não podemos abdicar de nenhum dos nossos direitos porque vivemos num país em que com a maior das facilidades se procura impor uma mordaça a quem levanta a voz fora da capital . Um país em que um ministro da Educação e um alegado secretário de Estado do Desporto são muito lestos a juntar-se ao coro dos que procuram branquear o que se passou no relvado de Moreira de Cónegos , enquanto deixam por resolver os problemas que atormentam milhares de professores e de alunos e convivem com a maior das naturalidades com a propaganda aos principais clubes de Lisboa que é feita na televisão pública em plena Tele Escola . Se pensam que nos vergam , enganam-se . Nunca desistiremos da nossa luta .
P . S .: Parece-me óbvio e já o disse publicamente , mas reafirmo-o porque há muitos que preferem fazer de conta que estas palavras não existem : tanto o FC Porto como eu em particular repudiamos qualquer ato de violência praticado seja contra quem for e seja onde for .
Jorge Nuno Pinto da Costa