Dragões #414 Mai 2021 | Page 53

HÓQUEI EM PATINS

Dois planos para vencer

Adversidades , lesões , crença , vitória . Uma época em que , até ao momento , já se viveram alguns baixos , mas que também já teve muitos pontos altos para a equipa , que atinge a reta final da temporada numa forma praticamente irrepreensível . Um misto de regularidade no plantel , com reforços importantes e até uma estreia , faz deste FC Porto uma formação talhada para continuar a fazer história .
TEXTO : SÉRGIO VELHOTE

Da montanha russa de emoções por que a equipa passou no início da época até ao final de abril é certo que pouco mudou . Os jogadores são os mesmos e a equipa técnica também , tornando difícil o projeto de detetar uma razão específica para a reviravolta . No entanto , foi isso que aconteceu . Desde os resultados às exibições , o FC Porto cresceu gradualmente e está neste momento numa forma importante para o que se adivinha . As decisões são agora e os Dragões estão preparados . Tudo começou com a lesão de Carlo Di Benedetto e os problemas físicos de Gonçalo Alves , que atribularam o começo de época . À oitava ronda do campeonato , os campeões nacionais já tinham perdido oito pontos e muitos já davam o FC Porto como afastado da corrida pelo primeiro lugar da fase regular . Mais tarde , o plantel seria forçado ao isolamento , devido a casos de covid-19 na equipa , mas

CICLO QUASE PERFEITO
A 7 de novembro o FC Porto sofreu a última derrota da temporada . Desde então , somou 22 jogos consecutivos sem perder até ao final da fase regular , sem contar com os dois encontros já disputados na atual edição da Liga Europeia . Neste ciclo , os Dragões venceram 20 jogos , sendo que um desses triunfos foi conseguido frente à Juventude Pacense , nos 32 avos da Taça de Portugal , competição que viria a ser cancelada .
NEM AS LESÕES O PARAM
Quem mais senão Gonçalo Alves para ser o melhor marcador , não só do FC Porto , mas de todo o campeonato . Apesar dos problemas físicos do início da época , o 77 portista está a ser mais uma vez o homem-golo dos azuis e brancos , apontando 45 golos apenas na fase regular ( 26 jogos ). Carlo Di Benedetto ( 22 ) e Rafa ( 21 ) são os companheiros que mais se aproximam do registo de Gonçalo .
Gonçalo Alves
45
Carlo Di Benedetto
22
Rafa
21
Reinaldo García
17
Giullio Cocco
13
Ezequiel Mena
11
Poka
7
Xavi Barroso
6
UMA ESTREIA
Nesta fase regular ainda houve a oportunidade para Miguel Afonso se estrear na equipa principal . O jovem Dragão jogou na vitória do FC Porto por 4-2 frente à Juventude de Viana , da sétima jornada .
MELHOR ATAQUE
Durante as 26 jornadas da fase regular , o FC Porto foi o melhor ataque da competição , tendo apontado um total de 142 golos , com a particularidade de ter sido a equipa que mais golos fez , tanto na condição de visitado como de visitante .
53 REVISTA DRAGÕES MAIO 2021