Dragões #414 Mai 2021 | Page 45

ANDEBOL

TRÊS ANOS A JOGAR À SUECA

Magnus Andersson foi anunciado como treinador de andebol do FC Porto a 17 de abril de 2018 e , três anos volvidos , a DRAGÕES recolheu os dados estatísticos do técnico sueco desde que chegou a Portugal . Mesmo perante a interrupção das competições motivada pela pandemia do novo coronavírus – que reduziu o número de jogos e de títulos em disputa - o melhor jogador do mundo em 1993 tem demonstrado que é também um dos melhores treinadores do planeta . Os números falam por si . E por ele também .
TEXTO : MANUEL T . PÉREZ

3Três são os anos e os troféus de

Magnus Andersson no FC Porto . Logo na época de estreia venceu o campeonato e a Taça , alcançando uma dobradinha que nunca tinha acontecido na história da modalidade azul e branca , à qual acrescentou a Supertaça meses mais tarde . Na segunda temporada ( 2019 / 20 ) venceu a fase regular do Andebol 1 , mas a federação contrariou as congéneres europeias e decidiu não atribuir o título ao FC Porto .

111

É o número de vitórias no banco portista até 17 de abril deste ano . Em duas épocas e meia , o treinador sueco disputou 137 partidas em cinco competições diferentes , vencendo 81 % dos encontros .

94,1

A percentagem de vitórias do treinador de 54 anos sobe exponencialmente quando calculada apenas no Andebol 1 . Magnus venceu 80 dos 85 encontros do campeonato em que orientou o FC Porto .

2O FC Porto nunca tinha

disputado uma fase de grupos da Liga dos Campeões antes da chegada de Magnus Andersson . Desde então , os Dragões não só se juntaram definitivamente à elite europeia , como garantiram o apuramento para a fase a eliminar em duas participações na Champions .

17

Há 17 meses que o FC Porto só sabe ganhar em Portugal . Sem perder nas competições internas desde maio de 2019 , o registo 100 % vitorioso apenas foi interrompido em novembro do mesmo ano , consequência de um empate caseiro frente ao Sporting . Daí em diante o percurso tem sido imaculado .

56

Nos quase dois anos decorridos sem derrotas nas provas internas , os atuais detentores do título nacional disputaram 56 jogos até 17 de abril . A sequência invencível arrancou na meia-final da Taça de Portugal de 2018 / 19 .
45 REVISTA DRAGÕES MAIO 2021