300
43
OTAMENDI ( 22 ’) FC PORTO-CSKA SÓFIA , 3-1 LIGA EUROPA , JORNADA 6 15 DE DEZEMBRO DE 2010
A qualificação estava garantida há muito , mas aquele FC Porto de André Villas-Boas não sabia quando e como levantar o pé . Cumprir calendário não era para aquela equipa . Com pouco mais de 20 minutos de jogo , Belluschi levantou o canto demasiado alto para Maicon e um pouco curto para Falcao . Michel Platini , a réplica brasileira do original francês , afastou o perigo , mas Souza insistiu , rematou sem preparação e acertou em Stoyanov . Com a bola ali a saltar , tão perto da marca de penálti , Otamendi atirou sem preparação e colocado . M ’ Bolhi , o guarda-redes argelino da equipa búlgara , assistiu sem reação à trajetória da bola , vendo-a tocar no poste à direita antes ultrapassar a linha de golo .
O golo de Otamendi ao CSKA Sófia não foi o primeiro que o defesa argentino marcou na Europa , mas foi o primeiro de dois que apontou nas competições europeias . Para voltar a marcar nas provas da UEFA , Otamendi teve que esperar quase sete anos , fazendo o segundo , já com a camisola do Manchester City , a 1 de novembro de 2017 , na vitória sobre o Nápoles da quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões .
Cinco dos nove golos redondos que integram esta listagem das centenas entram no filme de cinco títulos : quatro de vencedor da Liga portuguesa , divididos pela metade por Jesualdo Ferreira e Sérgio Conceição , e um da Liga Europa , com a assinatura e exclusividade de André Villas-Boas .
CONTEXTO
Naquela noite de dezembro , no Dragão , Nico Otamendi fez o primeiro golo , mas o empate chegou pouco depois do intervalo . A igualdade foi desfeita por Rúben Micael e a vitória confirmada por James Rodríguez . Desde então e até reerguer a Taça UEFA , agora na versão revista e aumentada da Liga Europa , o FC Porto tirou do caminho o Sevilha , o CSKA Moscovo , o Spartak Moscovo , o Villarreal e o Braga , já na final de Dublin .
REVISTA DRAGÕES ABRIL 2021