Dragões #411 Fev 2021 | Page 75

75

75

Jorge Nuno Pinto da Costa

“ A sua memória perdurará para sempre ”

O presidente do FC Porto , Jorge Nuno Pinto da Costa , foi espectador atento da aula-conferência do professor José Neto e lembrou que o ADN portista se encontra em “ treinadores como o Pedroto , que foi o maior , e outros , como atualmente o Sérgio Conceição , pelo seu espírito , pela forma como vivem o futebol e pela forma como exigem da equipa ”, destacando que entre as grandes virtudes destes técnicos se encontra
“ uma mentalidade de trabalho profundo e de conquista ”. Realçando a satisfação por estar presente neste momento de homenagem , o presidente portista deixou uma garantia : “ A memória de José Maria Pedroto perdurará para sempre , pela pessoa que era , pelo treinador que foi e , sobretudo para mim , pelo amigo de todas as horas ”.

Museu com influência mundial

Especialistas internacionais traçaram 50 perfis de projetos exemplares . O Museu FC Porto entra nessas escolhas e faz parte de um livro que percorre 40 anos de inovação e qualidade pública em museus da Europa . Revisiting Museums of Influence - Four Decades of Innovation and Public Quality in European Museums posiciona o Museu FC Porto como um exemplo de influência sobre outros museus no Mundo . Numa edição assinada por Mark O ' Neill , Jette Sandahl e Marlen Mouliou , referências internacionais em museologia , e reunindo textos da autoria de outros importantes profissionais na mesma área e membros de painéis do júri dos conceituados EMYA – Prémio Museu Europeu do Ano , a publicação , com marca da Routledge , destaca um conjunto de museus da Europa substancialmente diferenciadores pela inovação e qualidade pública .
“ O livro demonstra que a excelência pode ser encontrada em museus , independentemente do seu tema , escala ou fonte de financiamento ”, descreve a Routledge , sublinhando que os 50 perfis estabelecidos nesta edição tendem a captar “ a imensa capacidade de cada museu para responder às necessidades da sociedade em mudança ”. Dessa forma , Revisiting Museums of Influence é considerado “ essencial para estudantes de Museologia e profissionais de museus ”, mas também para estudantes de História , História da Arte , Arqueologia , Etnografia , Antropologia , entre outros . Ao observar quatro décadas de inovação e qualidade pública em museus europeus , entre 1977 e 2019 , o livro também constitui uma incursão pela memória dos prémios EMYA , para os quais o Museu FC Porto foi nomeado em 2016 .
REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2021