36
ELIAQUIM MANGALA
DATA DE NASCIMENTO 13 de fevereiro de 1991 ( 29 anos )
POSIÇÃO Defesa
ÉPOCAS NO FC PORTO ( 3 ) 2011 / 12 a 2013 / 14
JOGOS NO FC PORTO 96
GOLOS NO FC PORTO 13
1 .º GOLO PELO FC PORTO 21 anos 1 mês 7 dias
Nascido em Colombes , nos arredores de Paris , Eliaquim Mangala acabaria por mudar-se com apenas cinco anos para a Bélgica , onde os pais , naturais da República Democrática do Congo , se estabeleceram e onde o mais novo dos filhos começou a jogar futebol nos escalões de formação do AC Lustin . Aos 16 anos já era jogador do Standard de Liège e aos 18 faria o primeiro golo da história do clube belga na Liga dos Campeões , numa derrota com o Arsenal em setembro de 2009 . Dois anos mais tarde , transferiu-se para o FC Porto na companhia de Steven Defour , o capitão do Standard , e foi campeão logo na época de estreia . Depois de uma primeira temporada de adaptação , as duas seguintes foram de afirmação plena , selada com exibições decisivas e golos determinantes , como os dois que marcou em Frankfurt , em fevereiro de 2014 , que permitiram ao FC Porto atingir os oitavos de final da Liga Europa . Com duas Ligas e três Supertaças na bagagem , saiu meses depois para Inglaterra , onde também foi campeão com o Manchester City . Hoje , depois de ter frustrado as expectativas de formar dupla de centrais com
Raphaël Varane na seleção francesa , Mangala é jogador do Valência .
Quase sete anos depois de ter saído para o Manchester City , Mangala continua a ser o internacional francês com mais golos marcados pelo FC Porto e entre eles há dois que não nos saem da cabeça e que , curiosamente , resultam de dois cabeceamentos . Em Frankfurt , na única vez em que bisou ao longo de toda a carreira , o defesa central bateu Kevin Trapp por duas vezes e relançou a qualificação dos azuis e brancos para os oitavos de final da Liga Europa , confirmada a quatro minutos dos 90 por Nabil Ghilas , numa eliminatória que chegou a parecer completamente perdida para o Eintracht .
O internacional francês Aly Cissokho , que jogou nos campeonatos de Portugal , França , Espanha , Inglaterra , Grécia e Turquia e hoje é lateral do Blois , clube modesto da cidade onde nasceu , nunca marcou pelo FC Porto ao longo de duas passagens pelo Dragão , condição que se aplica também a Willy Boly , central do Wolverhampton , natural de Melun , mas internacional pela Costa de Marfim , depois de ter representado a seleção francesa nos escalões de formação .
REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2021