Dragões #411 Fev 2021 | Page 26

26

26

6

Das duas equipas que se defrontaram em fevereiro e março de 2017 , também nos oitavos de final da Liga dos Campeões , resistem ainda nove jogadores , com clara vantagem para os “ bianconeri ”, que mantêm seis elementos de então : Buffon , Chiellini , Bonucci , Alex Sandro , Cuadrado e Dybala . Os restantes equipam de azul e branco e entre eles há Iván Marcano , que recupera de uma lesão ligamentar no joelho direito . Tecatito e Otávio fecham a lista dos intervenientes na eliminatória que revisitamos neste instantâneo , retirado da primeira mão , jogada no Estádio do Dragão e quase a completar quatro anos .
MARIO MANDŽUKIĆ
CROÁCIA , AVANÇADO , 34 ANOS
Referência da seleção croata durante anos e autor de dois cabeceamentos que Iker Casillas defendeu com dificuldade no jogo da segunda mão , Mandžukić acabaria por perder espaço na frente de ataque da Juventus com a chegada de Cristiano Ronaldo e é hoje jogador do Milan , depois de uma rápida passagem pelo Al-Duhail , do Catar , onde marcou apenas por duas vezes . É autor de um dos mais belos golos apontados em finais da Liga dos Campeões , não tendo , no entanto , evitado a derrota da Juventus para o Real Madrid no jogo decisivo de 2017 , disputado em Cardiff .
IKER CASILLAS
ESPANHA , GUARDA-REDES , 39 ANOS
Um dos melhores guarda-redes de sempre e um dos jogadores mais titulados da história do futebol mundial , Iker Casillas anunciou o final de carreira - precipitado pelo ataque cardíaco sofrido durante um treino - em agosto do ano passado , numa carta emotiva em que agradeceu ao FC Porto por ter sido acolhido como “ um filho ”. Sem qualquer responsabilidade nos três golos que encaixou na eliminatória , San Iker continua a deter os recordes de encontros disputados e de jogos sem sofrer golos na Liga dos Campeões . É , desde dezembro do ano passado , diretor-geral adjunto da Real Madrid Foundation .
GONZALO HIGUAÍN
ARGENTINA , AVANÇADO , 33 ANOS
FELIPE
BRASIL , DEFESA , 31 ANOS
Totalista nos jogos das duas mãos , defrontou a Juventus na época de afirmação no Dragão e na Europa . Formou dupla com Marcano e experimentou as dificuldades esperadas perante um tridente ofensivo formado por Higuaín , Mandžukić e Dybala . Dois anos depois , já campeão em Portugal e vencedor da Supertaça , trocou o FC Porto pelo Atlético de Madrid .
Ameaçou marcar no Dragão e em Turim também , mas nunca o fez diante do FC Porto . Nem com a camisola da Juventus , nem com a do Nápoles , quando , em março de 2014 , foi afastado da Liga Europa pelos azuis e brancos . Em agosto de 2018 saiu para o Milan , envolvido no negócio que permitiu o regresso de Bonucci a Turim , mas voltaria à Juventus dois anos mais tarde , já depois de ter representado o Chelsea . Atraído pelos milhões da liga norte-americana , joga agora no Inter de Miami .
MAXI PEREIRA
URUGUAI , DEFESA , 36 ANOS
Três semanas após esta imagem , Maxi foi expulso em Turim ao tentar evitar , com o uso do dos braços , que um remate de Gonzalo Higuaín se transformasse em golo . Na cobrança do penálti , o argentino Paulo Dybala fazia o resultado do jogo , enquanto o uruguaio deixava o FC Porto a reagir à desvantagem com menos um elemento nos 50 minutos que restavam de eliminatória . No encontro do Dragão os azuis e brancos já tinham jogado em desvantagem numérica durante mais de uma hora devido à expulsão de Alex Telles . Vencedor da Copa América e quatro vezes campeão em Portugal , Maxi é , desde janeiro , jogador do Peñarol .
REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2021