Dragões #411 Fev 2021 | Page 23

23

23

2

Da lista de sete jogadores - lançada por Rui Barros no verão de 1988 - que tiveram a oportunidade de vestir as duas camisolas , Jorge Andrade é o outro internacional português de uma relação em que só os brasileiros Alex Sandro e Danilo Luiz foram campeões pelos dois clubes , com a singularidade acrescida de o lateral direito já ter sido campeão em quatro países : em Portugal pelo FC Porto , em Espanha pelo Real Madrid , em Inglaterra pelo Manchester City e em Itália pela Juventus . A listagem fica completa com os sul-americanos Juan Esnáider , Pablo Osvaldo e Diego , com a Taça Intercontinental conquistada pelo brasileiro em 2004 , e com a camisola do FC Porto , a distinguir-se entre o palmarés do trio . Deixando Turim sem grande brilho , os argentinos Esnáider e Osvaldo também não foram propriamente casos de sucesso nas Antas e no Dragão : o primeiro vestiu de azul e branco em seis jogos e o segundo , mesmo dobrando os números do antecessor ( 12 ), ficou muito aquém das expectativas .
RUI BARROS
JUAN ESNÁIDER
JORGE ANDRADE
DIEGO
PABLO OSVALDO
ALEX SANDRO
DANILO LUIZ
JOGOS FC PORTO
245
6
84
63
12
137
141
JOGOS JUVENTUS
83
25
5
47
18
212 *
60 *
(*) dados recolhidos até 8 de fevereiro de 2021
“ Se queremos estar entres os melhores , temos de competir com os melhores . Li um estudo sobre os diferentes plantéis que estão nos oitavos de final da Champions e nós somos a equipa com menor valor no mercado , mas isso não entra em campo . Somos um clube com história e a história também não entra em campo , são os jogadores . Vamos fazer tudo para a dignificar o clube .”
Sérgio Conceição , treinador do FC Porto

3

Esta história , construída em torno de dois amores , não ficaria completa sem João Serrão , defesa central do Vitória de Setúbal que começou a jogar futebol aos nove anos no Leixões . Entre o primeiro pontapé a sério e a atualidade , Serrão , filho do antigo guarda-redes com o mesmo nome e atual treinador de guarda-redes do Santa Clara , completou um trajeto de cinco anos na formação do FC Porto antes de assinar contrato profissional com a Juventus . No verão de 2016 , com 16 anos , despediu-se dos adeptos com uma publicação nas redes sociais , escrevendo sobre um percurso de “ muitas alegrias ” que nunca iria esquecer , mas o melhor que conseguiu foi representar a equipa de Sub- 19 dos “ bianconeri ” antes de regressar de Turim , há menos de dois anos , para jogar a Liga Revelação e o Campeonato de Portugal com o Vitória de Setúbal .
REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2021