14
“ SOMOS O FC PORTO , NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS ”
Se 2019 / 20 , com a
interrupção das competições durante três meses devido à pandemia da covid-19 , foi uma temporada atípica , 2020 / 21 também ainda está muito longe de cumprir os padrões de normalidade a que estamos habituados . A quase ausência de pré-época , o calendário mais curto mas não menos preenchido , a necessidade de adaptação de novos jogadores e a ausência de público nas bancadas têm impacto na prestação da equipa , que nem por isso tem deixado de atingir um nível elevado . A qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões e a conquista da Supertaça são objetivos importantes que já foram atingidos , mas a ambição de Taremi aponta para mais alto . E com os adeptos a assistir ao vivo , de preferência .
Como é que a avalia a prestação coletiva da equipa desde o princípio da época ? O princípio da temporada foi difícil , porque quase não tivemos pré-época , devido à covid . Tivemos logo muitos jogos do campeonato , da Liga dos Campeões e das outras taças , e é difícil jogar tantas vezes e com tanta pressão quando não se tem uma boa pré-temporada . Mas acho que estivemos bem , ganhámos muitos jogos , passámos a fase de grupos da Liga dos Campeões , ganhámos a Supertaça e estamos na luta pelo campeonato e pela Taça de Portugal . Acho que no futuro vamos estar ainda melhor .
A Supertaça foi o seu primeiro título no FC Porto e na Europa . Quão importante foi essa conquista ? Fiquei muito feliz , mas não posso aceitar só isto . Quero ganhar mais troféus com o FC Porto . Somos uma equipa top e podemos conquistar qualquer título em Portugal , porque temos tudo : bom treinador , bons jogadores , bom staff , bons médicos … Todo o clube é muito bom . Somos como uma família e estamos juntos , e isso é muito importante . Para sermos campeões , temos de ser assim . Não são só os jogadores que contam , é todo o clube .
O jogo contra o Benfica foi o seu primeiro clássico como titular . Sentiu que a rivalidade tornava o jogo diferente ? A minha personalidade é muito calma . Nunca fico stressado antes dos jogos , independentemente do adversário e da importância do jogo . Para mim , é igual jogar contra o Rio Ave , o Nacional , o Farense ou o Benfica : quando entro em campo , tenho de estar 100 % focado para dar o meu melhor . Para os adeptos é diferente e já percebi que sentem que ganhar ao Benfica vale mais do que um troféu .
Como é que a equipa encara o facto de não estar no primeiro lugar do campeonato ? Ainda estamos no princípio da temporada . Perdemos alguns pontos porque foi difícil estar a disputar tantas competições ao mesmo tempo , mas acredito que no futuro vamos chegar ao nosso lugar .
Ganhar o campeonato é uma obsessão ? Para mim é muito importante e é uma competição diferente das outras . Vários jogadores já foram campeões e os adeptos já festejaram o título , mas eu não . Eu preciso de ver isso , o que é ser campeão pelo FC Porto , a reação dos adeptos . Se ganharmos o campeonato esta época , ninguém no mundo ficará mais feliz do que eu .
Como é que tem sido disputar pela primeira vez a Liga dos Campeões ? Estou muito feliz com a participação na Liga dos Campeões . Agora vamos ter uma eliminatória difícil com a Juventus , mas nós somos o FC Porto e isto é futebol , não há impossíveis , há sempre hipóteses de sucesso . Vamos ver o que acontece , mas para a Juventus também vai ser muito difícil . A nossa ambição é avançar para a próxima fase e vamos dar tudo por isso .
Como jogador do FC Porto , nunca jogou no Estádio do Dragão com público nas bancadas . Sente falta disso ? Acha que
REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2021