Dragões #411 Fev 2021 | Page 12

12

12

Há um ano e meio , tinha 27 anos e chegou à Europa para representar um clube relativamente pequeno . Hoje joga no campeão de Portugal e está nos oitavos de final da Liga dos Campeões . Esta evolução é uma surpresa ou foi sempre esta a sua ambição ? Tenho de ir mais atrás . Quando era jovem e estava a formar-me como jogador , sempre pensei em jogar na Europa . Podia ter vindo mais cedo , mas tive alguns problemas e não se concretizou . O meu sonho foi sempre a Europa . Quando estava no Qatar , depois do Mundial de 2018 , tive muitas propostas , só que não me deixavam sair . Mais tarde , quando me tornei um jogador livre , sabia que se calhar já não era a melhor altura para vir para a Europa , mas quis tentar , ver o que acontecia , ver se conseguia melhorar e testar a minha qualidade . Tinha esta ambição desde os 21 ou 22 anos , mas para os jogadores iranianos é muito difícil sair cedo do país . Depois fui para o Rio Ave , tive uma grande temporada , e quando estava lá dizia para mim próprio : consigo ser o melhor aqui , posso ir mais longe . Fiz tudo para ser um jogador profissional no Rio Ave , e depois vim para aqui . Tinha ofertas do Benfica e do Sporting , mas escolhi o FC Porto porque é uma equipa muito forte e mais famosa do que o Benfica no Irão . A maioria dos fãs com quem falei dizia para vir para o FC Porto e a minha preferência também era essa . Quando acabou a última época e fui um dos melhores marcadores , pensei que se pudesse vir para o FC Porto poderia exibir-me ainda melhor do que no Rio Ave , porque teria mais oportunidades , é a equipa campeã , joga na Liga dos

Campeões , ganha troféus … Era o meu sonho . Se pudesse ter vindo mais cedo para a Europa , com 24 ou 25 anos , acho que poderia ser ainda melhor , mas as coisas também correram bem assim .
Quais são as suas memórias mais antigas do FC Porto ? 2004 , quando o FC Porto ganhou a Liga dos Campeões com o Mourinho , Deco , Carvalho , Vítor Baía , Maniche … Tinha 12 anos , mas lembro-me . Já jogava desde os seis anos com o meu pai e tentava ver os jogos que pudesse da Europa . Adorava futebol .
Jogava com o seu pai ? Sim . Ele é uma lenda da minha cidade , Bushehr . Se calhar , lá ele ainda é mais famoso do que eu . Nós somos uma família de futebol , o meu irmão também joga .
Também são ou eram avançados ? O meu pai começou como avançado , depois foi guardaredes e depois tornou-se defesa-central . O meu irmão jogava em todo o lado . Lateral-direito , lateralesquerdo , central , extremo , avançado …
O Taremi foi sempre avançado ? Eu já comecei como avançado , mas também joguei como guarda-redes e defesa central .
Sente que está a viver o melhor momento da sua carreira ? Sim , a todos os níveis . Os tempos no Rio Ave foram bons , mas o FC Porto é muito diferente . É top . É um dos melhores clubes do mundo , e se eu terminar a minha carreira aqui posso dizer que concretizei os meus sonhos .
REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2021