Dragões #410 Jan 2021 | Seite 37

37

37

11

Na época de estreia no FC Porto e na Liga dos Campeões , Zaidu tem sido um dos destaques da prova . O lateral foi um dos 11 eleitos para a equipa revelação da Champions , tendo atuado em todos os encontros dos azuis e brancos na fase de grupos , falhando apenas 13 minutos dos 540 possíveis . Em Marselha , abriu o marcador que terminaria com 2-0 a favor dos portistas , naquele que foi o primeiro golo oficial pelo clube . O internacional nigeriano concentra também a particularidade de ser o Dragão que maior distância percorreu em campo , ficando a apenas 200 metros de atingir os 60 quilómetros .

5

Se Álvaro Morata é um dos melhores marcadores de toda a prova , o espanhol pode muito bem agradecer a Cuadrado . O ala colombiano é o principal assistente nesta edição da Liga dos Campeões , ao assinar cinco passes para golo , dois deles para Morata , nos cinco jogos em que participou . No FC Porto , Tecatito Corona é o jogador que mais se aproxima da marca de Cuadrado , tendo assistido por duas vezes e na mesma partida : na receção ao Marselha ( 3-0 ), o mexicano serviu Marega e Luis Díaz para o primeiro e o terceiro golo , além de ter sofrido o penálti que permitiu aos azuis e brancos ampliar a vantagem para 2-0 ainda na primeira parte , por intermédio de Sérgio Oliveira .
ZAIDU MBEMBA SÉRGIO OLIVEIRA MAREGA MATHEUS URIBE
59,8 km 54,1 km 51,7 km 50,4 km 49,8 km

2

A eliminatória marca o reencontro com dois jogadores que fizeram história no FC Porto . De 2011 a 2015 , Danilo Luiz e Alex Sandro foram os laterais mais assíduos no 11 azul e branco , num período em que foram bicampeões e venceram duas Supertaças . Entre os dois , Danilo foi o mais produtivo , tendo realizado 141 jogos , nos quais apontou 13 golos , em comparação com os três remates certeiros em 137 partidas de Alex Sandro . Agora na qualidade de adversários , os defesas brasileiros têm tido um papel preponderante na caminhada europeia da Juventus , com o lateral direito a distinguir-se como o jogador dos “ bianconeri ” com mais minutos na prova e o lateral esquerdo a somar boas exibições e a assistir para um golo da Juve . Os oitavos de final proporcionam ainda o reencontro com Cristiano Ronaldo , que já defrontou o FC Porto por seis ocasiões num histórico francamente favorável aos Dragões , que somaram três vitórias , dois empates e uma derrota .
REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2021