Dragões #409 Dez 2020 | Page 57

57

57

5

BRAHIMI 5 ’, 32 ’ e 57 ’ FC PORTO-BATE BORISOV , 6-0 LIGA DOS CAMPEÕES , FASE DE GRUPOS , 1 .ª JORNADA 17 DE SETEMBRO DE 2014
Um golo de pé esquerdo , dois de pé direito e o último deles na transformação de um livre direto . Nem nos sonhos mais loucos Yacine Brahimi teria imaginado uma estreia tão perfeita na Liga dos Campeões . Com um raro sentido de oportunidade e um drible imparável , o argelino fez metade dos seis golos da noite em que Jackson Martínez , Adrián López e Vincent Aboubakar também marcaram . Hoje , mais de seis anos depois , continua a ser o único jogador do FC Porto a fazer um hat-trick na Champions . “ É algo que me deixa muito orgulhoso ”, disse à DRAGÕES . “ Significa muito para mim , pois já passaram pelo FC Porto jogadores incríveis , jogadores de topo ”. Foi substituído aos 59 minutos por Evandro , mas no final regressou ao relvado para recuperar a bola do jogo .

6

CRISTIAN TELLO 31 ’ 58 ’ e 82 ’ FC PORTO-SPORTING , 3-0 LIGA PORTUGUESA , 2014 / 15 01 DE MARÇO DE 2015
Sempre de pé direito , mas com três finalizações perfeitas , Cristian Tello fez um hat-trick e o resultado do clássico que nunca vai esquecer . Naquela noite , no Dragão , trocou de papel com Jackson Martínez e foi assistido por ele , em vez de o assistir . Foi assim em dois dos três golos que marcou , com o primeiro a justificar a elevação a obra de arte : de costas para a baliza , o colombiano dominou no peito e , ato contínuo , isolou o espanhol com um delicioso toque de calcanhar ; depois , Tello só teve que escolher o lado e escolheu bem , com uma calma incrível . De Héctor Herrera recebeu o passe para o último golo da noite .
Hulk já tinha marcado três golos num playoff da Liga Europa , Falcao já tinha feito um hat-trick e até um póquer na mesma competição , mas só Brahimi inscreveu um hat-trick na da Liga dos Campeões , naquela noite chuvosa de setembro de 2014 em que o FC Porto goleou o BATE Borisov . Treze anos antes , ainda no Estádio das Antas , Deco tinha marcado três golos ao Barry Town , mas em jogo da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Champions .
REVISTA DRAGÕES DEZEMBRO 2020