Dragões #408 Nov 2020 | Page 18

18
“ Na vida , prefiro a concorrência , porque para ser grande é preciso enfrentar muita gente . Sabia que ia jogar , as oportunidades chegam para todos . Hoje , o Marcano está lesionado e nós estamos desde logo a apoiá-lo , mas também a dar força à equipa . Quando ganhamos , ganham todos .”

18

sou um trabalhador nato . Na vida , prefiro a concorrência , porque para ser grande é preciso enfrentar muita gente . Sabia que ia jogar , as oportunidades chegam para todos . Hoje , o Marcano está lesionado e nós estamos desde logo a apoiá-lo , mas também a dar força à equipa . Quando ganhamos , ganham todos . Ele já fez muitos jogos pelo FC Porto , tenho muito respeito por ele e por todos . De qualquer forma , nós somos trabalhadores do FC Porto e estamos aqui para servir o clube , é esse o objetivo principal .

“ Na vida , prefiro a concorrência , porque para ser grande é preciso enfrentar muita gente . Sabia que ia jogar , as oportunidades chegam para todos . Hoje , o Marcano está lesionado e nós estamos desde logo a apoiá-lo , mas também a dar força à equipa . Quando ganhamos , ganham todos .”

Quando foi chamado esteve à
altura , marcando , por exemplo , o golo decisivo na deslocação a Paços de Ferreira . Qual foi o significado desse momento ? A minha mãe disse-me que quando representamos uma equipa temos de deixar nela algo nosso . A vida passa rápido e o futebol também . Quando uma oportunidade surge , temos de aproveitá-la . Já fiz história aqui . Um dia , quando sair do FC Porto , as pessoas vão dizer que um jogador chamado Chancel esteve cá no clube e deixou marca .
Imagino que a sua confiança tenha aumentado bastante com o sucesso pessoal que começou a ter … É o trabalho , apenas . É o resultado também do esforço desenvolvido por todo o staff do clube e pelos meus colegas de equipa . Continuo a aprender quando trabalho com eles , em particular com os outros defesas do plantel e mentalmente isso faz-me crescer . Tudo isso é importante para estar em forma .
No início de fevereiro , o FC Porto tinha sete pontos de atraso em relação ao Benfica e a verdade é que operou uma viragem no meio de uma pandemia . É o título que lhe deu mais prazer até agora ? Não foi fácil lidar com a chegada desta pandemia , porque perdi a minha irmã mais velha . Quando retomámos os treinos , o treinador pediu-nos para estarmos muito concentrados e eu estava abalado . É uma lembrança triste . Naquela fase , o importante era deixar tudo em campo e conquistar o troféu para poder aliviar a dor que sentia . Quando estava em casa e pensava no que tinha acontecido , sofria bastante , porque tinha perdido um pilar da minha família . Enfim , o Deus que nos dá algo é o mesmo que nos tira e só restava trabalhar . Acabámos felizmente por ganhar o título , que é dedicado aos nossos adeptos . Jogámos sem eles e por isso tínhamos de lhes dar alegrias . Quando eles vêm aos estádios é para nos motivar e estão presentes tanto nos momentos de glória como nos momentos difíceis . É a eles que dedico este título .
Graças aos seus dois golos , o FC Porto venceu também a Taça de Portugal e arrecadou uma dobradinha histórica . Como viveu este grande feito ? Quando o encontro terminou , pareceu-me tudo normal , não fiquei bem com a noção do que tinha acontecido . Só depois , quando viajei para a Bélgica , é que comecei a reviver o jogo e a aperceber-me realmente do feito . Na minha cabeça estava claro que Deus é bom . Foi incrível pensar em todos os momentos que passei desde a saída do Newcastle até à chegada ao FC Porto e na forma
REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2020