Dragões #468 Nov 2025 | Página 74

MUSEU
NOVEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES

Mapa da mina

Aqui( e ali também), nova exposição temporária na Sala Multiusos, percorre a vida do clube através de espaços míticos e outros altares onde nos fizemos, fazemos e faremos Dragões.
TEXTOS e FOTOS: MUSEU FC PORTO

No longo percurso desde a fundação do FC Porto, em 1893, sabemos onde nos fizemos, nos fazemos ou nos faremos Dragões? Aqui( e ali também) é um importante reforço para a descoberta e a compreensão de períodos da vida, de instalações e do impacto do clube no quotidiano comunitário onde se insere, e faz a diferença, há mais de 132 anos. Patente até 30 de abril de 2026, a nova exposição temporária do Museu Futebol Clube do Porto tem lugar na

Sala Multiusos, convidando o visitante a recuperar memórias e, possivelmente, também a surpreender-se com a história. Campos, estádios, pavilhões, piscinas, ginásios, salas, o rio Douro, as águas do Atlântico e muito mais cabem no imaginário coletivo portista, portuense e nortenho. Trata-se, de facto, de um imenso território observado a partir deste contacto original com o trajeto do clube, onde o óbvio e o inesperado têm lugar no discurso cronológico, que tanto nos leva a espaços míticos como recupera outros altares – alguns, talvez, improváveis, no arco do ecletismo azul e branco. Factos, imagens e objetos de coleção convergem numa abordagem diversificada ao passado, concorrendo para a construção deste mapa da mina de tantos sucessos, rico em conhecimento, mas condenado a ser, eternamente, incompleto, pois nem tudo é resgatável ao passado e, com certeza, o futuro há de escrever sempre os seus próprios capítulos.
OBJETO DO MÊS O primeiro tricampeonato do FC Porto em futebol foi alcançado na época de 1996 / 97 e, como forma de assinalar esta conquista, vários nomes de referência da música popular portuguesa foram para estúdio gravar canções dedicadas ao feito dos Dragões. Nasceu assim o álbum“ FC Porto Tricampeão”, disponível em CD e cassete e com muitos temas a preceito. António Lourenço, o conhecido“ Homem do Trompete” e um dos mais célebres adeptos do FC Porto, adquiriu então a cassete que, anos mais tarde, quis doar ao Museu. Uma preciosidade carregada de memórias e que convida a ir ao encontro de factos, protagonistas e curiosidades de uma passagem muito importante na longa cronologia portista. No Hall do Museu, área de circulação livre, e alimentada pela riqueza e diversidade das Reservas e do Arquivo, a vitrina do Objeto do Mês também se descobre em www. museufcporto. pt, na aplicação FC Porto Museu & Tour ou na FC Porto TV, colocando a história ainda mais ao alcance de todos.
TURISMO NA AGENDA A cidade de Londres regressou à agenda de trabalho do Museu Futebol Clube do Porto, representante do FC Porto nas edições de 2025 do Global European Marketplace( GEM) e do World Travel Market( WTM), eventos de escala planetária na área do turismo. O contacto com operadores internacionais e a promoção da experiência multipremiada Tour FC Porto – Museu + Estádio, de Portugal, da Região Norte e do Porto como destinos turísticos de excelência foram pontos de destaque nestas participações. O Global European Marketplace, organização da European Tourism Association( ETOA), decorreu entre 31 de outubro e 3 de novembro, com a presença de mais de 800 profissionais do setor. Depois da recente entrada do FC Porto na ETOA, o primeiro clube português membro desta importante associação continental obteve acesso ao GEM, onde levou a própria marca e o Museu FC Porto como cartões de visita de referência mundial. Depois, de 4 a 6 de novembro, o Museu regressou ao World Travel Market, acompanhando, pela terceira vez consecutiva, o Turismo de Portugal e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal( na qual o FC Porto é membro da Direção através do Museu) neste grande certame, realizado no centro de convenções e exposições Excel London.
74