HÓQUEI EM PATINS
NOVEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES
NOME Tomás Ezequiel Mena DATA DE NASCIMENTO 3 de julho de 1998 NATURALIDADE San Juan, Argentina POSIÇÃO Avançado CAMISOLA 7 CLUBES UVT Sport AD Oeiras OC Barcelos FC Porto TÍTULOS 1x Campeonato do Mundo 1x Taça das Nações 1x Taça Intercontinental 1x Liga dos Campeões 1x Taça Continental 3x Campeonato Nacional 2x Taça de Portugal 1x Elite Cup 1x Liga Brasileira
A TODO O GÁS Convidado a lembrar os melhores momentos de azul e branco, Mena não perdeu tempo a responder, como se estivesse a alinhar uma jogada ofensiva.“ Não há nada como o primeiro título. Conquistámos a Taça Intercontinental em casa do Sporting, o meu primeiro como sénior. Consegui-lo diante de um adversário que nos tinha derrotado na final da Champions e na final do campeonato da época anterior, tornou-o verdadeiramente único”. E o que fugiu?“ Sem dúvida, a Taça Intercontinental em San Juan. A jogar em minha casa, com o apoio da minha família e dos meus amigos, sentir o carinho nas ruas e não poder trazer o troféu desde San Juan até ao Museu FC Porto custou-me muito. É o desporto, nem sempre se pode ganhar”, observou. Estas memórias estão sempre presentes, no melhor e no pior, até porque a“ capacidade de resiliência deste plantel” torna-o vencedor.“ Já nos deram como mortos, mas demos sempre a volta. Queremos mais todas as épocas, porque nunca ficamos satisfeitos com o que já fizemos. O passado é passado e só procuramos ganhar o próximo jogo e o próximo título”. Para isso acontecer, os adeptos são cruciais, como sempre:“ No final das contas, jogamos por e para eles. Queremos praticar um bom hóquei para que possam desfrutar cada vez mais das nossas vitórias”.
NO DRAGÃO ARENA DESDE O PRIMEIRO DIA Ezequiel Mena atravessou o Atlântico para cumprir o sonho de atuar na melhor liga do mundo e o Dragão Arena foi o palco do seu primeiro encontro oficial em Portugal. Ao serviço do Oeiras, Mena só precisou de um minuto para abrir a contagem do jogo que os Dragões viriam a vencer por 7-1:“ Nunca pensei que o meu primeiro golo em Portugal se tornasse num facto tão curioso, foi obra do destino. Vinha de San Juan e só podia ver este grande campeonato e o FC Porto através da internet ou da televisão e o que tem acontecido até hoje é um sonho para mim”.
DE GOLO EM GOLO À data da publicação, Ezequiel Mena já assinou 127 golos em 261 jogos pelo FC Porto, ou seja, praticamente um a cada duas partidas. O internacional argentino quer“ continuar a melhorar a finalização” para se tornar“ mais eficaz” no ataque portista. Entre as quase 13 dezenas de remates certeiros, não há dúvidas sobre qual é o melhor.“ O golo que fiz diante do Sporting, nas meias-finais do ano passado”, em que Nolito ficou por terra antes de uma bomba do camisola 7.
72