Dragões #466 Set 2025 | Page 63

BASQUETEBOL
SETEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES

Jalen Riley

“ Voltei para terminar aquilo que comecei”

ENTREVISTA de BRUNO LEITE
Na primeira vez em que vestiu a camisola do FC Porto, na segunda metade da época de 2020 / 21, o mundo não era como o conhecemos hoje, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, mas agora, Jalen Riley está“ pronto e entusiasmado” para“ ter uma experiência completa no Porto”. Nesta conversa com a DRAGÕES, o base norte-americano de 32 anos assume o caráter“ superespecial” da vitória na Taça Hugo dos Santos em fevereiro de 2021, até porque“ foi o primeiro troféu” que ganhou na Europa.

Mais de quatro anos depois, está de regresso à Invicta e confessa que“ tem sido fantástico” trabalhar com Fernando Sá, um treinador que“ tenta sempre tirar o melhor” de cada um. Indiferente às mudanças nos plantéis dos principais rivais, Jalen Riley prefere olhar para dentro e vê“ um grupo muito bom” no balneário, sendo que agora vai poder alimentar-se da energia do Mar Azul nas bancadas:“ Queremos dar-lhes algo de que desfrutem e que queiram ver outra vez. Sabemos que eles querem que representemos o FC Porto da melhor maneira sempre que vamos para dentro do campo”. Fora dele, está“ a 100 % em modo pai” e diz que já se sente“ em casa”.

Antes de mais, conte-nos como se concretizou este regresso ao FC Porto. Foi uma espécie de combinação perfeita. Estava à procura de uma experiência diferente no regresso à Europa e o FC Porto estava à procura de alguém para ajudar a alcançar os objetivos que o clube tem, por isso acabou por ser uma decisão fácil de tomar. Quis regressar para terminar aquilo que comecei aqui.
Encontrou diferenças no dia a dia desde a primeira passagem pelo clube? Encontrei pequenas diferenças, nada de especial, mas parece que nunca saí daqui, pois muitas coisas continuam iguais. Vejo algumas caras novas aqui e ali, mas sinto o mesmo amor, a mesma atmosfera e a mesma energia. É-me muito familiar.
Como tem sido trabalhar com o treinador Fernando Sá? Tem sido fantástico. O treinador Sá é uma pessoa espetacular e tem uma ótima personalidade. Até agora, tem sido muito bom. Estou entusiasmado para ver até onde podemos chegar, mas tudo flui de forma natural. Temos feito um excelente trabalho até agora e estou entusiasmado para ver como as coisas vão funcionar durante a época.
Quais considera serem os pontos fortes da equipa? Acredito que o nosso estilo de jogo será o ponto mais forte. Temos um ritmo elevado, partilhamos a bola e gostamos que toda a gente lhe toque e se sinta parte da ação. Além disso, acho que também temos bons
“ Parece que nunca saí daqui.(…) Vejo algumas caras novas aqui e ali, mas sinto o mesmo amor, a mesma atmosfera e a mesma energia.”
“ Temos um ritmo elevado, partilhamos a bola e gostamos que toda a gente lhe toque e se sinta parte da ação.”
63