Dragões #464 Jul 2025 | Page 72

TEMA DE CAPA
JULHO 2025 REVISTA DRAGÕES
Estrela da Amadora
“ Na sequência da fatídica notícia desta tarde, o CF Estrela da Amadora manifesta a sua nota de pesar pelo falecimento de Jorge Costa, atual Diretor de Futebol do FC Porto. Endereçamos os mais sentidos pêsames a toda a família, amigos e associados do clube.”
Boavista FC
“ Vem a Boavista Futebol Clube, Futebol SAD, manifestar as mais sentidas e profundas condolências pelo falecimento de Jorge Costa. Nesta hora de consternação, endereçamos ao Futebol Clube do Porto, à família enlutada e a todos os seus amigos, a nossa solidariedade e respeito.”
Paços de Ferreira
" Foi com profundo pesar que o Futebol Clube Paços de Ferreira tomou conhecimento do falecimento de Jorge Costa, antigo treinador do clube, aos 53 anos."
Paços de Ferreira
" Foi com profundo pesar que o Futebol Clube Paços de Ferreira tomou conhecimento do falecimento de Jorge Costa, antigo treinador do clube, aos 53 anos."
CS Marítimo
FC Arouca
“ O Futebol Clube de Arouca manifesta profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa. O antigo treinador do Futebol Clube de Arouca, que é um marco na história do futebol português, deixa uma enorme tristeza no coração arouquense pelas memórias felizes que guarda.”
SC Farense
“ É com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura incontornável do futebol português, antigo internacional da Seleção Nacional, atual dirigente do Futebol Clube do Porto e treinador do nosso clube nas épocas de 2020 / 21 e 2021 / 22. Jorge Costa deixou uma marca indelével no futebol nacional, não só pelo seu percurso exemplar como jogador, mas também pela sua entrega, liderança e paixão enquanto treinador. No Sporting Clube Farense, tivemos a oportunidade de contar com o seu profissionalismo, seriedade e respeito pela instituição, deixando a sua marca como homem do futebol. Neste momento de dor, endereçamos à família, amigos e a toda a comunidade do FC Porto as nossas mais sentidas condolências. Descansa em paz!”
" Foi com profunda tristeza que o universo do Club Sport Marítimo
recebeu a notícia do falecimento de Jorge Paulo Costa Almeida, mais conhecido como Jorge Costa. Natural de Aldoar, no Porto, Jorge Costa nasceu a 14 de outubro de 1971 e representou o CS Marítimo na temporada 1991 / 92, por empréstimo do Futebol Clube do Porto. Vestiu a camisola verde-rubra em jogos oficiais e particulares, sendo a maioria no Campeonato Nacional da I Divisão. Durante essa época, foi titular indiscutível na equipa orientada por Paulo Autuori, envergando na maioria das partidas a camisola número três. Apesar da juventude, demonstrava já uma raça e um empenho notáveis, revelando o enorme potencial que mais tarde o confirmaria como um grande jogador. Ao serviço do emblema maritimista, disputou 38 jogos, regressando ao FC Porto no final dessa temporada. O Presidente, Carlos André Gomes, em nome da Direção, apresenta à família e aos amigos de
Jorge Costa as mais sentidas condolências, estendendo também votos de pesar ao Futebol Clube do Porto, instituição com a qual Jorge
Costa esteve profundamente ligado ao longo da sua carreira."
Gil Vicente
“ O Gil Vicente FC lamenta profundamente a morte de Jorge Costa, uma figura exemplar que deixou marca no futebol português e foi um dos jogadores da geração de ouro do futebol nacional.”
CD Trofense
“ O Clube Desportivo Trofense Futebol SAD manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa. Endereçamos à sua família e amigos as mais sentidas condolências neste momento difícil.”
Académica de Coimbra
“ A Associação Académica de Coimbra- O. A. F expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, antigo treinador da Briosa. Neste momento de grande dor, endereçamos as nossas mais sentidas condolências à família, e amigos. Que encontrem força para enfrentar esta perda."
SC Salgueiros
" Foi com profunda tristeza que o Salgueiros teve conhecimento do falecimento do antigo jogador de futebol e internacional português Jorge Costa. A todos os seus familiares, amigos e ao FC Porto, clube que na atualidade exercia um cargo de diretor, o Salgueiros endereça as mais sentidas condolências."
Mumbai City
“ Estamos profundamente transtornados pela morte do nosso antigo treinador, Jorge Costa. Um líder, um lutador, e uma grande parte da família do Mumbai City, Jorge Costa esteve no comando técnico entre 2018 e 2020. Os nossos pensamentos e orações estão com a sua família e amigos durante estes tempos difíceis. Descansa em paz, Jorge.”
SC Olhanense
" O Sporting Clube Olhanense teve conhecimento, com profundo pesar, do falecimento de Jorge Paulo Costa Almeida, conhecido no mundo do futebol por Jorge Costa, ocorrido hoje, dia 5 de Agosto de 2025, aos 53 anos de idade. Figura incontornável do futebol português, Jorge Costa foi antigo futebolista internacional, treinador e, mais recentemente, director para o futebol profissional do Futebol Clube do Porto. Entre 2008 e 2010, teve uma passagem marcante pelo nosso clube como treinador. Na sua primeira época ao serviço do Sporting Clube Olhanense, conquistou a II Liga, assegurando o regresso do clube ao escalão principal do nosso futebol, um feito memorável na história recente da nossa instituição. Como jogador, representou clubes como o FC Penafiel, o CD Marítimo e, sobretudo, o FC Porto, onde se destacou como um dos mais emblemáticos defesas do futebol nacional e um dos maiores representantes da chamada“ geração de ouro”. Enquanto jovem fez parte da Seleção Portuguesa que conquistou o título de campeão mundial de sub20, em 1991. Mais tarde somou 50 internacionalizações pela Selecção AA, sendo sempre um exemplo de liderança e dedicação. Iniciou a carreira de treinador no SC Braga, na época 2006 / 07, antes de chegar ao nosso clube. Terminou uma carreira de 17 épocas no AVS( SAD). Desaparece um verdadeiro homem do futebol, cuja paixão e contributo deixam uma marca indelével no desporto nacional. O futebol português está, por isso, de luto. Os órgãos sociais do Sporting Clube Olhanense endereçam as mais sentidas condolências ao Futebol Clube do Porto e à família enlutada. Que descanse em paz."
72