TEMA DE CAPA
JULHO 2025 REVISTA DRAGÕES
Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal
“ O falecimento de Jorge Costa
apanhou-nos a todos de surpresa. Lamento profundamente o falecimento de uma das figuras mais emblemáticas do nosso futebol e do FC Porto. A sua paixão, liderança e dedicação ao jogo deixarão uma marca eterna. Perdi um amigo e uma pessoa por quem tinha uma sincera e muito grande estima pessoal e profissional. Neste momento de dor, endereçamos as mais sentidas condolências à sua família, aos seus amigos e a toda a estrutura do FC Porto.”
68
Benfica
“ O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de Jorge Costa e endereça as suas mais sentidas condolências à sua família e ao FC Porto, que representou, sempre, com devoção e profissionalismo. Jorge Costa foi uma figura incontornável do futebol e do desporto nacional, primeiro como jogador, depois como treinador e, mais recentemente, como dirigente. O futebol português está mais pobre. Que Jorge Costa possa descansar em paz e a sua memória possa inspirar gerações futuras.”
FC Alverca
“ O Futebol Clube de Alverca manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa. Jorge Costa destacou-se como jogador, capitão e treinador, tendo deixado uma marca indelével na história do futebol nacional, especialmente ao serviço da Seleção Nacional e do FC Porto.”
Charlton Athletic
“ Estamos profundamente tristes com o falecimento do antigo jogador Jorge Costa, aos 53 anos. Os nossos pensamentos estão com a sua família e amigos neste momento difícil.”
Federação Portuguesa de Judo
" A Federação Portuguesa de Judo manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, antigo capitão do Futebol Clube do Porto e da Seleção Nacional de Futebol. Jorge Costa foi uma figura marcante do desporto português, tendo-se destacado pelo seu espírito de liderança, entrega e paixão ao serviço das cores dos clubes que representou, mas acima de tudo da Seleção Nacional, sendo uma referência para várias gerações de atletas e adeptos de vários desportos. A Federação Portuguesa de Judo solidariza-se com a família, com o FC Porto e com toda a comunidade desportiva neste momento difícil, endereçando as mais sentidas condolências."
AFS
“ Foi com choque e profunda consternação que o AVS Futebol SAD recebeu a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura incontornável dos anos dourados do futebol português, e treinador responsável pela subida desta sociedade à I Liga, em 2023 / 24. À família enlutada de Jorge Costa- de forma particular ao seu filho, David Costa, head scout e analista da família avense – bem como a todos os amigos, portistas e avenses, o AFS endereça as mais sentidas condolências e um abraço forte. Neste momento difícil, resta a recordação de um jogador, treinador e dirigente com elevada competência, de uma pessoa com princípios fortes e um carisma inigualável. O futebol português e mundial está de luto, mas a memória e o exemplo de Jorge Costa estarão sempre presentes, pelo legado que deixou e os amigos que conquistou. No nosso caso particular – AFS e Vila das Aves – também em todos os locais por onde passou e todas as pessoas com quem se cruzou e trabalhou. Obrigado e até sempre, Jorge.”
La Liga
“ La Liga lamenta o falecimento de Jorge Costa e envia as mais sinceras condolências aos seus familiares e amigos.”
Carlos Vicens, treinador SC Braga
“ Figura incontornável do FC Porto e do futebol português, símbolo de liderança dentro e fora de campo. A sua paixão marcou todos os que com ele se cruzaram. Os meus sentimentos à família, amigos e a todo o universo do futebol. Descansa em paz, Jorge Costa.”
SC Braga
“ O SC Braga recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura histórica do futebol nacional e que na sua vasta carreira desportiva representou também as cores do nosso clube, como treinador principal e como treinador-adjunto. Parte de forma prematura, aos 53 anos, um nome incontornável do desporto, que pontificou na chamada Geração de Ouro, tendo sido campeão mundial de sub-20 por Portugal e também capitão do FC Porto num ciclo histórico do clube, que coincidiu com conquistas internacionais da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental. Concluída brilhante carreira enquanto jogador, foi no SC Braga que iniciou o percurso enquanto treinador, que teve continuidade em muitos outros projetos até ao regresso ao FC Porto, em 2024, para o cargo de diretor do futebol. A terrível notícia do seu falecimento abala todo o edifício desportivo nacional, não podendo o SC Braga deixar de se associar à enorme dor partilhada pela sua família, pelos seus amigos e por toda a estrutura do FC Porto.”
AD Fafe
Sporting
“ O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pelo falecimento de Jorge Costa, diretor de futebol do FC Porto e antigo internacional português. Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto figura do FC Porto e do futebol português.”
FC Famalicão
“ O Futebol Clube de Famalicão manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa, figura incontornável da história do futebol português enquanto jogador, treinador e dirigente. À família enlutada e ao Futebol Clube do Porto, o Futebol Clube de Famalicão apresenta as mais sentidas condolências.”
Vitória SC
“ O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa aos 53 anos de idade. O antigo defesa central também foi treinador e exercia atualmente a função de Diretor de Futebol do FC Porto. Num brilhante percurso enquanto futebolista, Jorge Costa somou 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, somando mais 42 internacionalizações pelas camadas jovens, tendo conquistado o título mundial de sub-20. Para além de um palmarés internacional que conta com uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa, Jorge Costa venceu 8 campeonatos nacionais, 5 Taças de Portugal e 5 Supertaças Cândido de Oliveira. Neste momento de profunda tristeza, o Vitória Sport Clube endereça sentidos pêsames à família e amigos, assim como ao FC Porto.”
" Partiu hoje uma figura emblemática do futebol português, um nome forte e reconhecido por todos aqueles que acompanham o desporto rei. Foi com profunda tristeza que a nossa estrutura teve conhecimento do falecimento de Jorge Costa, alguém que deixou uma grande marca no desporto nacional ao longo de uma grandiosa carreira. Durante os anos chegou a representar por 50 vezes a Seleção Nacional de Portugal, além de se ter sagrado Campeão Mundial de Sub-20 com as quinas ao peito. Nunca será esquecido Jorge Costa, descanse em paz. À família e amigos enlutados, assim como ao FC Porto, expressamos os nossos mais sentidos pêsames."