Dragões #464 Jul 2025 | Page 66

TEMA DE CAPA
JULHO 2025 REVISTA DRAGÕES
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
“ O Presidente da República
lamenta a morte do antigo futebolista internacional Jorge Costa, o eterno“ bicho” do Futebol Clube do Porto, onde era atualmente diretor para o futebol profissional, e que, enquanto jogador, representou, capitaneou e liderou as linhas defensivas com uma garra, força e energia que lhe granjeou a carinhosa alcunha, e marcou, desde os escalões de formação, o futebol e a seleção nacional, deixando o exemplo para gerações seguintes. O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta, com antiga amizade, as mais sentidas condolências à sua Família, amigos e ao Futebol Clube do Porto, que serviu e servia com grande profissionalismo e altruísmo.”
Luís Montenegro, Primeiro-Ministro
“ Um choque esta partida inesperada e precoce do Jorge Costa, um atleta da minha geração e um exemplo de dedicação e entrega às equipas de que fez parte e à nossa seleção nacional. As minhas sentidas condolências à família e aos amigos, à Seleção de Portugal e ao FC Porto.”
Federação Portuguesa de Futebol
“ A Federação Portuguesa de Futebol lamenta, profundamente, a morte de Jorge Costa. Futebolista, treinador, dirigente, atual diretor do Futebol Profissional do FC Porto, Jorge Costa foi um dos jogadores mais marcantes de uma geração fundamental para a afirmação do Futebol Português. Referência carismática do FC Porto e da Seleção Nacional, foi Campeão Mundial de Sub-20, somou 118 internacionalizações, 50 das quais pelos AA, e representou o nosso País em Mundiais e Europeus. Pelo FC Porto, o seu clube de sempre, no qual foi capitão, somou títulos nacionais e internacionais, e conquistou o estatuto de lenda. A sua morte deixa a Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol Português em choque. Para a história, além do jogador, treinador e dirigente, ficará um homem de convicções, simples no trato e forte na personalidade. À família e amigos de Jorge Costa, em particular ao Futebol Clube do Porto, a Federação Portuguesa de Futebol envia as mais sentidas condolências.”
Associação de Futebol de Lisboa
" A Associação de Futebol de Lisboa recebeu com consternação a notícia da morte súbita do jogador internacional português, Jorge Costa. Tendo tido uma vida dedicada ao futebol, em diferentes valências, era reconhecida a energia e o entusiasmo no que fazia. Desapareceu hoje de modo súbito e trágico. Resta-nos agora a memória do Jorge Costa como futebolista, treinador e como diretor do futebol profissional do Futebol Clube do Porto. Depois de uma carreira de futebolista, desempenhava atualmente relevantes funções no clube do seu coração. Ao Futebol Clube do Porto, onde foi capitão e alcançou importantes troféus portugueses e internacionais, o seu legado jamais será esquecido. Em nome da Associação de Futebol de Lisboa, e de mim próprio, queremos endereçar aos familiares, amigos e companheiros de Jorge Costa, as mais sentidas condolências. Ao Futebol Clube do Porto e à Federação Portuguesa de Futebol deixamos um sentido voto de coragem e um apelo para que o nome deste profissional de futebol seja relembrado e perpetuado."
José Pedro Aguiar- Branco, presidente da Assembleia da República
“ José Pedro Aguiar-Branco manifesta profundo pesar pela morte de Jorge Costa. Jogador, histórico capitão do FC Porto, treinador e dirigente desportivo, Jorge Costa viveu com intensidade o futebol e deixou uma marca indelével no desporto nacional e internacional.”
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto
" A nação portista está de luto com a morte de Jorge Costa, o capitão dos capitães. Com o FC Porto, ergueu todas as taças possíveis, numa longa carreira dedicada ao clube. De jogador a director de futebol, foi um líder nato. Jorge Costa foi um dos poucos que sempre soube honrar a mística azul e branca: do tempo do velhinho Estádio das Antas ao Estádio do Dragão, foi denominador comum na formação de várias gerações de jogadores. Jorge Costa era um apaixonado pelo futebol, um jogador capaz de deixar tudo em campo pela sua equipa, um exemplo de brio, um combatente leal. Deixa-nos cedo, traído pelo seu grande coração que só quem privou com ele fora dos estádios conhecia. À família, amigos e ao FC Porto endereço as minhas sentidas condolências."
UEFA
" É com profunda tristeza que tomamos conhecimento do falecimento repentino da lenda portuguesa Jorge Costa. " Jorge era mais do que um jogador de futebol ", disse Aleksander Čeferin. " Era um líder e um verdadeiro guerreiro que inspirou gerações. Personificava coragem, resiliência e lealdade."
Comité Olímpico de Portugal
“ O Comité Olímpico de Portugal lamenta profundamente o súbito falecimento de Jorge Costa, diretor para o futebol do FC Porto, antigo futebolista do clube e internacional pelas Seleções de Portugal, e apresenta sentidas condolências à família e amigos, à Federação Portuguesa de Futebol, ao FC Porto e a todos os restantes clubes que representou. Jorge Costa venceu oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, oito Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental, foi internacional por 50 vezes entre 1992 e 2002, tendo sido campeão do mundo de sub-20 em 1991 e vice-campeão europeu de sub-21 em 1994. Jorge Costa deixa um legado de paixão e dedicação ao desporto merecedores do crédito e da admiração de companheiros de equipa e adversários.”
Associação de Futebol do Porto
José Luís Carneiro, secretário-geral do PS
“ Recebi com tristeza a notícia da morte prematura de Jorge Costa, figura incontornável do futebol português e do FC Porto que conquistou o respeito e a admiração de sucessivas gerações. À família, aos amigos e a todos que partilharam com ele caminho, deixo um abraço solidário.”
Gianni Infantino, presidente da FIFA
" Estou profundamente triste
com a notícia do falecimento de Jorge Costa, lendário capitão do FC Porto, figura marcante do futebol português, que atualmente era dirigente do seu clube de sempre. Ao longo da sua carreira, Jorge inspirou gerações com a sua liderança, determinação e paixão pelo jogo, deixando uma marca inesquecível no FC Porto, na Seleção Nacional de Portugal, pela qual participou no Campeonato do Mundo da FIFA em 2002, e em todos aqueles que tiveram o privilégio de o conhecer. Em nome da FIFA, apresento as minhas mais sinceras condolências à sua família, aos seus amigos, ao FC Porto e a toda a comunidade do futebol em Portugal e no mundo. O futebol perdeu hoje um verdadeiro capitão. Que descanse em paz."
“ É com profunda tristeza e consternação que a Associação de Futebol do Porto dá conta do falecimento de Jorge Costa, ex-jogador, treinador e uma das maiores figuras do Futebol Clube do Porto e da seleção nacional. Era atualmente diretor dos Dragões. À família enlutada e amigos, a Direção da Associação de Futebol do Porto endereça as mais sentidas condolências.”
66