TEMA DE CAPA
JULHO 2025 REVISTA DRAGÕES
Silvino
“ Grande amigo do seu amigo. Como profissional, um exemplo, lutava pela sua camisola até ao fim. Hoje soube da tua partida e o coração pesa. As minhas sinceras condolências à família e a todos os amigos que, como eu, tiveram o privilégio de te conhecer. Que descanses em paz, grande Jorge.”
Carlos Queiroz“ Tenho o coração em pedaços
com esta notícia infeliz e triste para todos nós, e em particular para a nossa equipa de Campeões. Não encontro palavras que possam lembrar e fazer justiça à Vida, ao Companheiro e Amigo, ao Jogador de Futebol, ao Líder e ao Vencedor que foi o nosso Campeão do Mundo, Jorge Costa. Choramos a tua falta, hoje e sempre; e ficaremos sempre em dívida para contigo. O nosso querido Bicho foi um dos expoentes maiores de uma cultura futebolística inovadora, ímpar, de exigência, de compromisso, de trabalho, de rendimento, que hoje ainda se celebra e que será sempre referência do legado técnico e de uma geração insigne. Agradeço o privilégio de ter partilhado a minha vida contigo, e por me emprestares muito disso tudo, meu Amigo e Companheiro Jorge. Continuarei sempre a contar o teu exemplo. Que descanses em paz e que a tua família e amigos encontrem no amor por ti o conforto possível. Até sempre!”
Zé Pedro
“’ Oh campeão, o teu passado é um livro de honra de vitórias sem igual’- espelhas a história do nosso hino de forma ímpar. O dia começou com a alegria que é representar o Futebol Clube do Porto. Com a ânsia que se exige de ser melhor a cada dia com um“ simples” propósito e em prol das nossas cores … e, sem hora nem aviso, a tragédia abala uma nação. Hoje parte fisicamente uma referência do futebol nacional e do Portismo. A liderança, a presença, a capacidade humana e as conquistas nunca serão esquecidas! Querido Jorge Costa, sentiremos todos a tua falta. As minhas sinceras condolências à família, aos amigos e à nação portista. Até já ETERNO CAPITÃO! Descansa em paz.‘ O meu coração é azul e será sempre azul’”.
André Castro
“ E quando conheces um ídolo e ele é muito mais do que aquilo que alguma vez imaginaste? Os meus maiores sentimentos a todos os familiares e a todas as pessoas que como eu amam o Jorge Costa! Moldaste a minha maneira de pensar e o meu futuro! Fizeste com que eu quisesse ser melhor, na vida no futebol, em tudo! Obrigado por tudo e mais alguma coisa! És o símbolo máximo do que é ser Porto.“ É AZUL E SERÁ SEMPRE AZUL. É UM AZUL MEU. EU SOU UM PORTISTA DE CORAÇÃO, MAS SOU UM PORTISTA INDEPENDENTE”: O CORAÇÃO DO JORGE COSTA! Nós que privamos contigo somos uns felizardos e temos a responsabilidade de continuar com a tua força! Espero conseguir levar sempre um pouco de ti! Foste o meu Pai no Futebol e também na vida. Estiveste lá no meu início, lá atrás em Olhão, como naquele dia que decidimos que o dia seguinte seria o meu último jogo. Obrigado pela braçadeira. Foi um prazer ter jogado com o teu número 2. Sentir que tinhas orgulho naquilo que eu fazia foi das maiores alegrias da minha Vida. Vou ter muitas saudades tuas. Do teu“ filhinho” Castro.”
António Oliveira
“ É uma hora difícil para todos os que amavam o Jorge Costa, dentro e fora do campo. Foi com muita tristeza que recebi esta notícia. Tive o privilégio de o treinar e, mais do que isso, partilhar momentos marcantes com um homem de caráter firme, de entrega total e uma paixão inabalável pelo FC Porto. Foi um verdadeiro líder, um símbolo de compromisso, coragem e identidade portista. Como capitão foi o espelho do que deve ser um jogador à FC Porto: combativo, leal, sempre disposto a dar tudo pela camisola. Como pessoa, foi sempre íntegro, genuíno e amigo. A sua ausência deixa um vazio que nunca será preenchido. O seu legado permanecerá vivo na história do clube e na memória de todos os que com ele conviveram. Deixo um abraço solidário à família, aos amigos, a todos os portistas que choram a perda de um dos maiores símbolos. Fica o respeito e a saudade.”
Vítor Bruno
" Foi neste dia que tudo começou, ambos numa função que nos era desconhecida, mas com a mesma vontade de fazer bem, de ir à luta, de ganhar. Hoje, o FC Porto e o Futebol estão muito mais pobres. Descansa em paz, Jorge."
Vítor Pereira
“ Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento inesperado de Jorge Costa, uma perda prematura que choca todo o desporto português. O Jorge foi uma figura marcante. Como jogador, como líder e, mais recentemente, como dirigente. Representou como poucos a mística e o espírito do FC Porto: competitivo, determinado e sempre ao serviço da equipa. Estava de regresso ao seu clube de sempre, o FC Porto, onde iniciou e terminou a sua trajetória com uma tremenda paixão e sentido de responsabilidade. Deixa uma marca indelével, que perdurará para sempre. À sua família, amigos e a toda a família portista, envio as minhas sentidas condolências.”
62