TEMA DE CAPA |
JULHO 2025 REVISTA DRAGÕES |
||
Pedro Martins
“ Não tenho palavras para
descrever esta notícia surpreendente e devastadora. Perdemos uma referência nacional, um ídolo para muitos portugueses e, acima de tudo, um amigo de grande carácter. Obrigado por tudo o que nos deste dentro e fora dos relvados, Jorge.”
Maniche
“ Bicho para todos, bichinho para alguns. Obrigado por tudo, capitão.”
Vítor Hugo
“ Um amigo que partiu, mas que vai continuar entre nós. Para os que ficam, respeitem o legado que nos deixou.”
Derlei
“ É uma tarde mais do que triste.
Muitas vezes deixamos passar o ser humano e ficamos a pensar nas lendas. É uma lenda que fica na história. Para nós que tivemos a oportunidade de conviver e aprender com ele, vamos ficar com esses ensinamentos para sempre. Eu cheguei ao FC Porto numa altura em que havia um grupo de pessoas- em que se incluía o Jorge- que viviam muito o Clube porque eram adeptos desde pequenos. Eles sabiam da responsabilidade que tinham como líderes porque sabiam como era estar na bancada.”
Pedro Mendes
“ É um dia triste para todos. O Jorge, além de um grande amigo … cheguei ao FC Porto novo, já depois de o temer como adversário, e vi a dimensão dele dentro e fora do campo. O lado humano dele fora do campo, a brincadeira e o colega e amigo que era complementava a intensidade, agressividade, compromisso e entrega que tinha nas quatro linhas. É uma perda enorme e lamento imenso.”
|
Augusto Inácio
“ Morreu o Jorge Costa. O“ Bicho”. Um verdadeiro lutador, daqueles que preferia quebrar do que torcer. Homem de personalidade forte, deu praticamente toda a sua carreira ao FC Porto e deixou tudo em campo com a camisola ao peito. Mesmo nas piores fases- com lesões graves e dificuldades- nunca virou a cara à luta. Foi sempre um símbolo de garra, liderança e paixão pelo clube. Custa a acreditar... parece mentira, mas é verdade. O Bicho partiu. Paz à sua alma. Força à família, aos amigos e a todo o universo Portista.”
Ricardo Sá Pinto
“ O ' Bicho ' foi meu colega e amigo desde os tempos da minha juventude, passando pela Seleção A... até aos dias de hoje. Uma lenda que marcou o nosso futebol e que nunca poderá ser esquecida pelo que deu ao nosso país! Descansa em paz, meu querido amigo.”
Sérgio Conceição
“ Fizemo-nos homens mais depressa, prescindimos dos devaneios de juventude para cumprir o sonho de sermos profissionais de futebol. Caminhamos juntos no
FC Porto, no Standard Liège, na seleção, conquistamos títulos, partilhamos a fúria pela vitória, nos jogos, nos treinos. Rimos muito, choramos às vezes, e assim se construiu uma amizade para a vida. E sim, também foste o maior amigo que tive no futebol e quem contigo privou sabe que do teu coração brotava tanta bondade como vontade de ganhar. Descansa em paz Jorge, és e serás sempre o Bicho, o capitão que nunca se rendeu.”
|
Rui Ferreira
“ Uma pessoa que sempre admirei e guardo com carinho a última conversa que tivemos no Olival. Descansa em paz campeão. Sim, foste mesmo um campeão.”
Sérgio Oliveira
“ Partiu um verdadeiro líder, capitão e figura incontornável da história do FC Porto e do futebol mundial. As minhas sentidas condolências à família e a toda a nação Portista. Que descanse em paz, mister Jorge Costa.”
Nuno Gomes
“ Partiu hoje um grande amigo,
um grande companheiro, o adversário mais difícil que enfrentei, um líder nato e com um apurado sentido de humor que usava para me desconcentrar durante os jogos. O Jorge era aquele jogador que preferimos ter sempre na nossa equipa. Foi um orgulho ter sido teu colega! Vais deixar muitas saudades amigo! Os meus sentimentos à família. Até sempre,‘ Bicho’!”
Jorge Amaral
“ Foi um choque enorme, uma hecatombe que caiu sobre todos os portistas e desportistas, porque o Jorge Costa ia para além do FC Porto e era reconhecido como um homem e um atleta de eleição. Este legado ficará ligado de forma umbilical ao que chamamos o ADN do FC Porto: a vontade de vencer, de deixar tudo dentro do campo, de lutar por cada centímetro do terreno, personalidade forte, liderança, amizade e companheirismo. Era um homem íntegro, devemos ficar com a memória do Jorge Costa como um grande capitão. Este número 2 é tão importante no nosso Clube que ficará marcado para sempre.”
|
Armando Evangelista
“ É com enorme tristeza que vejo partir de forma surpreendente um símbolo do futebol português como era Jorge Costa. No campo foi uma verdadeira força da natureza, fora dele um homem de grande carácter. Uma palavra de conforto a família, amigos, ao FC Porto e a todos os clubes por onde passou.”
Danilo Pereira
“ Partiu um dos grandes do nosso futebol. Os meus sentimentos a toda a família e amigos.”
Costinha
“ É um dia duro. Parece que ainda o vejo à minha frente a conversar, a rir, a falar com uma alegria imensa sobre este novo FC Porto e deixa-me muito triste. Vivi muitas histórias com o Jorge. Fui um dos jogadores que mais jogos fez ao lado dele e ele tem uma importância muito grande para mim, como capitão e amigo. Quando deixámos de jogar juntos, continuámos a falar todas as semanas por telefone e a acompanhar o percurso um do outro. Tínhamos uma amizade que ia para lá dos relvados. O Jorge era um grande jogador, um grande líder e um grande capitão. Foi o melhor capitão que tive. Guardo o homem, o“ Bicho”, que para nós era um“ bichinho” por ser muito afável fora do contexto futebolístico. É um dia triste, atingiu-me de forma inesperada. Ainda há pouco estive com ele e agora ter de lidar com esta situação é muito difícil.”
|
58 |