“ Foi sempre uma alma muito visível dentro do campo, especialmente no estímulo e liderança que passava aos companheiros.”
TEMA DE CAPA
JULHO 2025 REVISTA DRAGÕES
País curva-se perante o“ Bicho”
Primeiro-ministro Luís Montenegro prestou homenagem a Jorge Costa no Estádio do Dragão, destacando o legado exemplar do antigo capitão do FC Porto no futebol nacional.
TEXTO de MARIA LEONOR COELHO
A cerimónia de despedida a Jorge Costa contou com a presença do primeiroministro, que enalteceu o percurso“ notável e formidável” de um líder que marcou gerações ao serviço do FC Porto e da seleção nacional. Luís Montenegro sublinhou o espírito de entrega, a capacidade de liderança e o respeito que o“ Bicho” impunha dentro e fora do campo, classificando-o como“ um exemplo” para o desporto português. Além de destacar um modelo de comportamento que“ partiu muito jovem e deixa uma marca insubstituível”, o chefe do Governo endereçou“ as sentidas condolências” à família e aos amigos de Jorge Costa, ao FC Porto e à Federação Portuguesa de Futebol. Em declarações prestadas em pleno Estádio do Dragão, o primeiro-ministro evocou as qualidades humanas e desportivas do internacional português, sublinhando o impacto por ele conseguido em campo e fora dele:“ Desde as camadas jovens à equipa principal da nossa seleção, acumulou jornadas de muito fulgor e mérito. Foi sempre uma alma muito visível dentro do campo, especialmente no estímulo e liderança que passava aos companheiros”. Montenegro recordou Jorge Costa como um exemplo de fair-play, espírito de conquista e respeito pelos adversários, reforçando o valor do legado que deixa no futebol português:“ Estamos todos de luto e a olhar para um percurso formidável do ponto de vista da dedicação, da entrega, da capacidade de conduzir os outros com espírito de conquista e de respeito.” A presença do primeiro-ministro nas cerimónias fúnebres de Jorge Costa simbolizou também o reconhecimento nacional pela dimensão de uma figura que marcou várias gerações de portugueses— enquanto jogador, capitão, dirigente e referência do futebol português.
“ Foi sempre uma alma muito visível dentro do campo, especialmente no estímulo e liderança que passava aos companheiros.”
19