ANDEBOL
JUNHO 2025 REVISTA DRAGÕES
POL VALERA
“ Vou deixar tudo em campo”
ENTREVISTA de PEDRO DINIZ
Depois de ganhar tudo em Barcelona, Pol Valera vai“ à conquista de novos objetivos” no Dragão. Pela primeira vez fora da Catalunha, o primeira linha quer chegar ao FC Porto“ na máxima força, como uma máquina”, para“ conquistar títulos e competir até ao último segundo” ao lado do“ incrível” Rui Silva e do amigo Mamadou Diocou.“ Posso prometer que vou dar o máximo para que o clube evolua”, diz o internacional espanhol determinado a“ aprender português” e a viver“ uma temporada feliz” de azul e branco.
NOME Pol Valera Rovira DATA DE NASCIMENTO 19 de setembro de 1998 NATURALIDADE La Garriga, Catalunha( Espanha) ALTURA 1,87m PESO 79kg POSIÇÃO Primeira linha CLUBES Granollers Barcelona FC Porto TÍTULOS 1x Liga dos Campeões 1x Supertaça Ibérica 3x Liga Espanhola 3x Taça da Liga Espanhola 1x Taça de Espanha 1x Jogos Mediterrânicos
Nasceu, cresceu e formouse na Catalunha. Está pronto para sair da zona de conforto e lançar-se no estrangeiro pela primeira vez? Queria ir para um país atrativo em que gostasse da cultura e que fosse interessante. Quando surgiu a oportunidade de jogar pelo FC Porto foi muito atrativo. Além disso, todos os meus companheiros, especialmente o Luís Frade, falaram-me muito bem do clube e da cidade. Tenho muita vontade de ir, de conhecer tudo e de poder apreciar toda esta nova realidade.
Despontou no Granollers, mas acabou por enriquecer a carreira com títulos no Barcelona. Como nasceu o amor pelo andebol? Na escola onde estudava, em La Garriga, dois amigos chamaram-me para experimentar o andebol, uma modalidade que apenas cerca de dez pessoas praticavam na minha localidade. Aceitei experimentar, gostei muito do primeiro dia e por isso continuo a jogar desde os sete anos.
E como descreve o seu percurso até agora? Enfrentei cada passo e cada etapa de uma maneira diferente. Quando saí do meu clube local, em La Garriga, fui com grandes expectativas para o Granollers, porque é a equipa mais famosa da zona e tem uma grande história no andebol.
62