“ A defesa ganha campeonatos. Pela minha experiência em equipas vencedoras, independentemente daquilo que estejas a fazer no ataque, os jogos ganham-se na defesa.”
BASQUETEBOL
MAIO 2025 REVISTA DRAGÕES
“ A defesa ganha campeonatos. Pela minha experiência em equipas vencedoras, independentemente daquilo que estejas a fazer no ataque, os jogos ganham-se na defesa.”
eles, mas temos de ir lá para dentro e jogar. Vai ser uma guerra, vai ser muito físico. Até agora, temos quatro vitórias e uma derrota contra eles, mas os jogos mais importantes são os da final. Eles são muito talentosos, têm muito talento individual, e são treináveis. Tendo feito parte daquela equipa no ano passado, sei que o treinador deles vai estar muito bem preparado. Jogar contra eles é como um interruptor que temos de ligar para nos focarmos. Sei que aqui, com o treinador Fernando Sá, também vamos estar muito bem preparados.
O facto de a vantagem casa pertencer ao Benfica muda alguma coisa na forma como olha para a final dos Playoffs? É óbvio que toda a gente quer ter a vantagem casa, mas, por outro lado, no ano passado estava no Benfica e a vantagem casa era do FC Porto, mas ganhei fora e fui campeão. Vamos ter de defender e ganhar fora. Se fizermos isso, estaremos bem.
Felizmente, tem-se mantido saudável durante toda a época. Tem feito algum trabalho extra para cuidar do corpo? Faço sempre um trabalho extra para cuidar do meu corpo. Alimento-me bem, faço os meus exercícios, levanto pesos, tem sido essa a minha rotina. É a minha 17.ª época como profissional, por isso fico contente por me manter saudável e evitar lesões. Faço o que é preciso fazer.
Tem feito grandes números esta época. Considera-se o melhor jogador da Liga ou pelo menos top-3? Sou o melhor, estaria a mentir se dissesse que não. Sinto que posso defender, ponho a minha equipa a jogar, torno os meus companheiros melhores e consigo marcar pontos. Mesmo que não esteja a marcar, consigo ter impacto no jogo, seja na defesa ou a criar jogadas para os meus companheiros.
A experiência que tem vai ser ainda mais importante no balneário nesta fase da época? Sem dúvida. Sei como ganhar. Estive ao mais alto nível na NBA e na Europa e mesmo na universidade, por isso, o que for preciso fazer para ganhar, eu faço.
Fala sempre com carinho sobre a sua passagem por Nova Iorque … Se não estivesse a jogar os Playoffs, estava em Nova Iorque a esta hora. A cidade é uma loucura. Não importa quem és, se jogaste nos Knicks, toda a gente te conhece em Nova Iorque. O Madison Square Garden é o pavilhão mais famoso do mundo e é incrível jogar lá. Foi uma grande experiência para mim.
Quer aproveitar para deixar uma mensagem aos adeptos? Vai ser muito importante termos o apoio dos nossos adeptos em casa e fora, como fizeram durante toda a época. Alimentamo-nos da energia dos nossos adeptos, por isso continuem a apoiar-nos para conseguirmos ganhar o campeonato.
58