TEMA DE CAPA
MARÇO 2025 REVISTA DRAGÕES
Para Rodrigo Mora, o FC Porto representa isso mesmo, a“ união”, mas também“ o nunca desistir” e“ a paixão que temos pelo clube e pela cidade”. Quando a paixão se transforma em amor, é fácil fazer durar uma relação, por isso é que o presidente André Villas- Boas revelou que o FC Porto está em negociações para a renovação do contrato de Rodrigo Mora, acrescentando mais anos a uma ligação que começou em 2016. A 28 de setembro de 2023, no dia do 130.º aniversário do clube, Rodrigo recebeu o Dragão de Ouro na categoria de Atleta Jovem do Ano, mas o“ maior sonho” que tem por concretizar é o de“ ser campeão nacional”, pois para“ um miúdo que cresceu no FC Porto”, e que é“ portista”,“ ir aos Aliados é uma coisa especial”. Sem esquecer o papel fundamental da família neste processo, Mora revela que o número 86 é“ uma obra do acaso”, até porque na altura“ não havia muitos números para escolher” e o 86 pareceu-lhe“ o mais bonito”. Se pudesse escolher, mudaria para a camisola 10, o que ajuda a explicar a identificação com Deco. Ainda assim, o melhor que viu jogar de azul e branco“ foi o Vitinha”.
Como surgiu o futebol na sua vida? O futebol surgiu desde muito pequeno. Como o meu pai era jogador, incutiume desde cedo o que era o futebol. Quando tinha três, quatro anos, a minha avó deu-me uma bola de futebol e, a partir daí, comecei a jogar dentro de casa. Depois os meus pais inscreveram-me na escola Dragon Force Custóias e, a partir daí, comecei a jogar. Sou apaixonado por futebol.
As escolas Dragon Force foram sempre a primeira escolha ou havia outras opções naquela altura? Neste caso, a escola Dragon Force Custóias era mais perto de minha casa. Para mim era mas fácil e para os meus pais também, de forma a poderem levarme e buscar-me aos treinos. Naquela altura foi a melhor opção para mim.
A transição dos futebóis de sete e de nove para o de 11 é complicada ou nem por isso? É um bocado difícil, mas também depende do jogador. No meu caso, acho que me habituei bem, mas conheço pessoas que demoram a habituar-se, por isso acho que depende de cada um.
12