TEMA DE CAPA
FEVEREIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
Hóquei em patins Foi na secção de hóquei em patins , que viria a acumular com várias outras , que Jorge Nuno Pinto da Costa começou o percurso como dirigente do FC Porto em 1962 . Quando se tornou presidente , 20 anos mais tarde , o campeonato metropolitano era o melhor que a modalidade havia conseguido . Desde então já foi campeã do mundo , tricampeã europeia e conquistou outros seis troféus internacionais e 68 nacionais , incluindo um histórico e inédito decacampeonato entre 2002 e 2011 .
Intercontinental Duas vezes campeão europeu , duas vezes campeão do mundo . O FC Porto não vacilou em nenhuma das oportunidades que teve para discutir a Taça Intercontinental : em 1987 , sob um forte nevão em Tóquio e perante os uruguaios do Peñarol – num jogo que Jorge Nuno Pinto da Costa selecionou como um dos melhores da sua vida – a equipa de Ivić venceu por 2-1 , com golos de Gomes e Madjer ; em 2004 , num encontro disputado em Yokohama , os colombianos do Once Caldas foram derrotados nos penáltis , com o pontapé decisivo a ser desferido por Pedro Emanuel .
José Maria Pedroto Jorge Nuno Pinto da Costa conheceu-o quando ainda era jogador e cedo desenvolveu com ele uma relação de confiança e amizade . Quando se tornou diretor do departamento de futebol , em 1976 , escolheu-o para liderar a equipa que quebraria o jejum de 19 anos sem vencer o campeonato nacional . Em 1980 , saíram juntos do clube . E dois anos depois , já como presidente , fê-lo regressar . Campeão como atleta e como treinador , José Maria Pedroto é também um símbolo do FC Porto pela forma como deu voz aos valores do clube e da região , sem nunca vacilar perante a asfixia dos poderes desportivos e políticos centralizados em Lisboa .
Kelvin No início da época de 2011 / 12 , nada faria supor que um adolescente brasileiro que tinha passado um ano emprestado ao Rio Ave poderia vir a ser decisivo para a conquista do campeonato . Mas foi-o , e de que maneira . Na penúltima jornada , depois de recuperar de um atraso significativo , os bicampeões tinham a oportunidade de ultrapassar o Benfica na tabela , mas para isso tinham de vencer os encarnados no Dragão . O cenário esteve negro até ao minuto 92 , quando Kelvin desferiu um remate que provocou uma onda de festejos inesquecível . No camarote presidencial , Jorge Nuno Pinto da Costa não escondeu a alegria .
Luz Depois de o FC Porto vencer na Luz na Sexta-feira Santa de 2023 , Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu perante as câmaras o que os adeptos já diziam havia alguns anos : o estádio do Benfica é muitas vezes um “ salão de festas ” azul e branco . Foi assim em 2011 , quando lá se concretizou a vitória no campeonato e se virou uma eliminatória da Taça de Portugal após uma derrota por 2-0 no Dragão . Foi assim , também , em 2022 , quando um novo triunfo , com Zaidu como protagonista , selou a conquista de mais uma liga . E tem sido assim muitas outras vezes , dado que , na Luz , os Dragões ganham muito mais do que perdem .
Museu A 28 de setembro de 2013 , o 120 .º aniversário do FC Porto ficou marcado pela inauguração do Museu do clube , uma das obras físicas mais marcantes dos mandatos de Jorge Nuno Pinto da Costa . Dedicado à preservação do património material e imaterial azul e branco , é um espaço que se distingue pelo espólio – que não tem parado de crescer –, a riqueza dos conteúdos e a atratividade da sua exposição . Por estes motivos , tem somado distinções internacionais e foi o primeiro museu afiliado da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas .
Norte A dimensão alcançada pelo FC Porto nos últimos 41 anos é universal , mas o clube nunca deixou de se afirmar como um orgulhoso representante do Norte de Portugal . Uma parte do sucesso atingido nestas décadas deveu-se precisamente à capacidade de enfrentar – e , muitas vezes , fazer vergar – os poderes concentrados em Lisboa . Como disse Jorge Nuno Pinto da Costa numa conferência de imprensa que ficou célebre : o FC Porto “ é se calhar um dos últimos baluartes do Norte do país , um dos últimos que se nega a vergar a cerviz ao poder do centralismo cada vez maior ”.
Olival É no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia – mais conhecido , simplesmente , como “ o Olival ”, por se localizar nessa freguesia de Vila Nova de Gaia – que o plantel principal do FC Porto trabalha diariamente desde o arranque da temporada 2002 / 03 . Esta verdadeira fábrica de sucessos e de talentos foi projetada pelo arquiteto Alcino Soutinho , inclui um mini-estádio , três relvados naturais e um relvado sintético , e testemunha como o FC Porto é um fator de união entre diversos concelhos da Área Metropolitana a que pertence .
Porto Jorge Nuno Pinto da Costa nasceu em Cedofeita , no centro do Porto , e nunca escondeu que um dos motores da sua vida é o amor à cidade , indissociável da paixão que desde criança desenvolveu pelo clube . Numa entrevista publicada na fotobiografia que lhe é dedicada , foi claro : “ Eu gostava muito do FC Porto porque sempre adorei a cidade do Porto ”. E pode-se considerar que o sentimento é recíproco . A cidade do Porto também adora Jorge Nuno Pinto da Costa , e por isso o distinguiu com as mais elevadas condecorações municipais .
Quintana Com apenas 32 anos de idade e depois de 11 como guardaredes da equipa de andebol do FC Porto , Alfredo Quintana morreu repentinamente e provocou uma onda de choque que se fez sentir à escala mundial . Na altura , Jorge Nuno Pinto da Costa homenageou “ uma maravilha de atleta ” que nunca deixará de ser “ uma memória viva ” de todos os portistas . E é , também , um símbolo de uma secção que ao longo destes mandatos alcançou destaque pelo sucesso desportivo : só desde 1999 , são 29 os troféus conquistados , incluindo um estrondoso heptacampeonato .
Reinaldo Teles Descrito por Jorge Nuno Pinto da Costa como “ um irmão que tinha no futebol ” e “ o mais dedicado dirigente que o
54