BASQUETEBOL
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
NOME Roy Devyn Marble NATURALIDADE Southfield , Michigan ( EUA ) DATA DE NASCIMENTO 21 de setembro de 1992 ALTURA 1,98m PESO 93kg POSIÇÃO Extremo CAMISOLA 2 CLUBES Universidade do Iowa Orlando Magic Birmingham Squadron Aris Salónica Dolomiti Energia Trentino Santa Cruz Warriors Virtus Bolonha Astana Maccabi Haifa Dabrowa Górnicza Enea Zastal Zielona Góra Légia Varsóvia Hapoel Galil Elyon FC Porto TÍTULOS 1x Supertaça de Portugal
Como tem sido jogar no Dragão Arena ? Tem sido bom , os adeptos são fantásticos . Já conheci alguns apenas por aquela volta que damos ao campo a seguir aos jogos . São adeptos muito apaixonados e gosto muito disso .
Considera importante essa volta ao campo que se tornou tradição após os jogos em casa ? É muito importante . Eles gastam tempo e dinheiro para nos virem ver a jogar e a competir . Nós , enquanto competidores , não queremos deixá-los ficar mal , e a verdade é que só perdemos um jogo em casa esta época . Temos orgulho em jogar perante os nossos adeptos e tentamos ganhar todos os jogos .
Como se descreveria enquanto jogador ? Diria que sou um jogador que faz um pouco de tudo , sempre foi assim ao longo da minha carreira . Ofensivamente , acredito que sou muito talentoso , que posso jogar em várias posições e que consigo fazer pontos em todas as zonas do campo . Defensivamente , consigo defender qualquer posição . Acho que sou o sonho de um treinador , basta colocar-me lá dentro e acredito que vou ter sucesso .
Quais considera serem os pontos fortes da equipa ? Defensivamente , acho que somos muito bons , especialmente com certos cincos , com os quais conseguimos trocar defesas e tirar algumas coisas às outras equipas . Mesmo em momentos durante os jogos em que estamos com dificuldades em fazer pontos , se ligarmos a nossa defesa , podemos destacar-nos em relação às outras equipas . A nossa capacidade para competir defensivamente e o orgulho que temos nisso é o que nos diferencia .
Qual foi a Liga que mais gostou de disputar ? Tenho de dizer que gostei muito do meu tempo em Itália , estive em duas equipas muito boas . Passei três anos em Itália e desfrutei muito do meu tempo lá .
E qual foi o país em que mais gostou de viver ? Itália está decididamente no topo da minha lista , mas a cidade do Porto é muito boa . A minha família gosta muito do Porto e diria que está no topo da minha lista juntamente com Itália .
Já teve possibilidade de explorar a cidade do Porto ? Sim , mas sou uma pessoa muito caseira . Tento sair mais para experimentar diferentes restaurantes e conhecer a cultura , mas acredito que ainda vou poder conhecer melhor a cidade .
Teria feito algo diferente depois de ter sido escolhido no Draft da NBA em 2014 ? Tentaria apenas mudar as coisas que podia controlar . Jogar na NBA é diferente de jogar na Europa . Muitas coisas não estão sob o teu controlo , infelizmente , e é uma questão de oportunidade e de timing . Mas nas coisas que podia controlar , tentaria fazer mais enquanto jogador e tentaria ser mais eu próprio . Sinto que quando cheguei à NBA estava a tentar ser o que a equipa precisava , e é assim que é suposto acontecer , mas ao mesmo tempo , desviei-me daquilo que me fez chegar lá . Se tivesse feito mais daquilo que me fez chegar à NBA , provavelmente ainda lá estaria e teria tido maior sucesso .
67