Dragões #458 Jan 2025 | Page 65

BASQUETEBOL
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES

“ A nossa capacidade defensiva é o que nos diferencia ”

D E V Y N M A R B L E
O interesse não era recente , mas só no verão passado se consumou a ligação entre o FC Porto e Devyn Marble , um dos seis reforços da equipa de basquetebol na antecâmara de 2024 / 25 . Depois de muita experiência acumulada na Europa e de ter partilhado o balneário com Stephen Curry , que considera “ o melhor lançador de sempre ”, o extremo norte-americano não resistiu às conversas com Fernando Sá e Toney Douglas , até porque “ ambos só tiveram coisas boas a dizer sobre o clube e sobre a cidade ”.
ENTREVISTA de BRUNO LEITE

Nesta entrevista à DRAGÕES , o número 2 aborda o percurso na FIBA Europe Cup , fala de uma Liga portuguesa “ a melhorar ” e garante não perder muito tempo com os rivais na luta pelo título , pois o coletivo portista demonstra uma capacidade invulgar para “ competir defensivamente ”. Arrependido por não se ter mantido fiel a si próprio quando chegou à NBA , apesar da turbulência nos Orlando Magic na altura , Devyn Marble não esquece os três anos passados em Itália , mas aqui encontrou um balneário “ muito bom ” e adeptos “ muito apaixonados ”.

O que o levou a escolher o FC Porto para prosseguir a carreira na Europa ? Durante o verão tive a possibilidade de falar com o treinador [ Fernando Sá ] e com o Toney [ Douglas ] e ambos só tiveram coisas boas a dizer sobre o clube e sobre a cidade , sobretudo tendo a minha família aqui comigo . No sentido basquetebolístico , faz sentido a forma como o treinador me utiliza , decididamente é algo que me ajuda enquanto jogador . Até agora , tem sido muito bom .
O que lhe disse Fernando Sá nessa primeira conversa ? Disse-me que ia mudar um pouco o ataque da equipa . Há um par de anos pensei em vir para cá , mas na altura não achei que fosse o melhor encaixe para mim . O interesse voltou a surgir , falámos , ele disse que ia mudar coisas no ataque e que ia ter mais bola . Até agora , cumpriu tudo o que me disse e temos tido sucesso .
E o que lhe disse o Toney Douglas , que até foi adversário do FC Porto na época anterior ?
Quando ele me contactou , eu nem sabia que ele tinha mudado de equipa , estava habituado a vê-lo no Benfica , mas disse-me que vinha para cá e que este seria um bom lugar para mim . Falou-me da FIBA Europe Cup e disse-me que poderia ser a peça que estava a faltar à equipa , um extremo que pode jogar nos dois lados da bola .
Como tem sido trabalhar com o treinador Fernando Sá ? Tem sido divertido , temos uma boa relação . Ele é divertido e entende que os jogadores também são pessoas . Poder conhecê-lo e passar tempo com ele tem sido um prazer .
Considera que o treinador é muito importante no bom espírito que fomenta na equipa ? Sem dúvida . Como já disse , ele entende quando precisamos de descanso ou quando precisamos que puxe mais por
65