Dragões #458 Jan 2025 | Page 63

ANDEBOL
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES
ITURRIZA NO TOPO DO MUNDO
Victor Iturriza foi eleito o
Melhor Pivô do Mundial de andebol . Peça crucial para a caminhada histórica dos jogadores de Paulo Jorge Pereira , o camisola 4 do FC Porto marcou 36 golos em toda a competição , foi o quarto atleta mais eficaz ( 87,5 %) e o terceiro com mais interceções bem-sucedidas ( 10 ).
UM NÃO SEI QUÊ DE GIGANTE
MVP contra a Espanha e autor de 43 defesas ao longo de todo o Mundial , Diogo Rêma confirmou a excelência que lhe é reconhecida por todos os adeptos da modalidade e esteve entre os nomeados para Melhor Jovem do torneio . Dentro do campo o guardião portista contribuiu com 25 defesas a remates dos nove metros ( 53,1 %), o oitavo melhor registo nesse parâmetro . história . Como Iturriza viria a contar à DRAGÕES , ficavam para trás “ quatro das melhores equipas de sempre no andebol ”. O sonho continuava , mas a ambição esbarrava , de certo modo , na superpotência e agora tetracampeã mundial Dinamarca , o adversário que goleava tudo e todos sem qualquer exceção . Com os olhos de milhões colocados na televisão , Rui tornou a liderar a tática , Iturriza voltou a ser inexcedível em ambas as metades do campo e Leonel marcou dois golos a Nielsen , um autêntico muro ( 15 defesas , 38 %) que impediu a passagem à final ( 40-27 ). Restava carimbar o percurso épico com uma medalha e Portugal esteve a escassos segundos de o conseguir . Frente à França , o pivô azul e branco ( 7 / 7 ) foi o dínamo de uma equipa que nunca desistiu e teve a chance de forçar mais um prolongamento nos últimos segundos , o que só não sucedeu devido à loucura e coragem de Charles Bolzinger , que colocou a cabeça na trajetória do remate de António Areia e impediu o golo do antigo Dragão ( 35-34 ).
A HISTÓRIA CONTINUA Ainda dominado por “ emoções fortes ” por ter sido eleito o melhor jogador do Mundial no seu posto , Victor Iturriza abordou em exclusivo à DRAGÕES a satisfação pelo “ reconhecimento do desempenho depois de tanto trabalho e sacrifício longe da família ”. “ A cereja no topo do bolo seria ter conseguido a medalha de bronze , mas não foi por falta de vontade e esforço . Este grupo merecia muito ”, acrescentou o pivô que só irá “ ter a verdadeira noção do feito ” no futuro . Figura de destaque no “ primeiro mundial ” em que participou , Diogo Rêma regressa agora “ ao FC Porto com vontade de trabalhar ainda mais e de ganhar todos os jogos ”. À semelhança do camisola 4 , que espera “ continuar a ajudar o clube a conseguir todos os objetivos ”, o guardião reconhece que “ há muita motivação para fazer bons resultados ”. “ Tanto no campeonato como na Liga Europeia estaremos sempre com a máxima concentração possível . A Liga Europeia é sempre muito entusiasmaste de jogar e , passo a passo , acredito que passemos de fase de modo a podermos jogar as eliminatórias ”, afirma Rêma em sintonia com Iturriza , um atleta que conta com experiência em fases avançadas da competição : “ Já estivemos perto no passado e queremos voltar a estar em grande plano a nível internacional . Temos jogadores que voltam com energias renovadas e muita vontade depois de mostrarmos que podemos jogar um bom andebol . Vamos tentar levar este ritmo de jogo que trazemos do Mundial para o clube e conseguir ir longe na Liga Europeia ”. O jovem de 20 anos admite que cresceu com “ a experiência ” na seleção e garante que está “ mais preparado para o que resta da época ”, tal como “ os outros jogadores do plantel que estiveram a trabalhar no clube durante este mês ”. “ Todos juntos iremos lutar e trabalhar todos os dias de modo a servir o clube da melhor forma e a sermos competitivos a 100 %”, frisou por fim .
63