Dragões #458 Jan 2025 | Page 6

A VISÃO DO PRESIDENTE
JANEIRO 2025 REVISTA DRAGÕES

Contas à moda do Porto

O último mês foi , de facto , um período tumultuoso que nos colocou à prova . Enfrentámos vários sobressaltos , uns mais previsíveis que outros , e fomos confrontados com enormes desafios internos e externos . No entanto , confesso que tenho de estar agradecido e , sobretudo , esperançado pela resiliência que senti e continuo a sentir da parte dos Sócios , Adeptos e Parceiros do FC Porto . A forma unida como soubemos discutir e tratar internamente as questões e o espírito com que encaramos o futuro faz-nos sentir que este período não tardará a estar ultrapassado e dele sairemos mais fortes .
Ao longo da nossa História , já enfrentámos muitos problemas , mas o que nos define enquanto Clube é sempre a forma como os enfrentámos e como superámos esses períodos . A nossa História e os seus protagonistas são uma grande fonte de inspiração . O seu exemplo é sempre um excelente conselheiro . Não posso deixar de recordar José Maria Pedroto e de me inspirar no que escrevi há uns dias , por ocasião da apresentação do documentário que recorda o 40 .º aniversário do seu desaparecimento , mas que , sobretudo , celebra a sua vida : José Maria Pedroto , o Sr . Pedroto , era um de nós , nunca deixou de ser um de nós , era o melhor de nós . Esse é o seu maior legado . Este período que vivemos obriga-nos a dar o nosso melhor , a sermos o melhor de nós . Sem devaneios , e com o apoio de todos os Portistas , unidos em torno do seu único desígnio . Colocar sempre o Clube acima de qualquer interesse e tomando as decisões que nos coloquem no rumo do sucesso desportivo .
A Auditoria forense que recentemente foi concluída é reveladora de práticas de gestão , conflitos de interesse e abuso dos recursos do FC Porto que jamais queremos ver repetidos na história do nosso
Clube . Estamos a corrigir esse desvio , a reforçar as nossas estruturas e , com sacrifício , honraremos a nossa matriz de “ contas à moda do Porto ” e sairemos certamente mais fortes e no caminho da sustentabilidade e crescimento que ambicionamos sempre .
Fomos também obrigados a reconhecer que , no campo , podemos dar mais e que temos de ser muito mais Porto . Treinar no limite , jogar no limite e , sem concessões , para lá da superação , entregar vitórias a quem as merece , os nossos Sócios e os nossos adeptos .
Martin Anselmí , a quem entregamos esta responsabilidade , já o compreendeu . Estaremos ao seu lado e , nas bancadas , verá o quanto amamos o nosso Clube e o quanto lhe damos , mas também o que lhe exigimos . O nosso compromisso é com a vitória !
Porquê Martin Anselmí ? A sua determinação , foco , personalidade e a forma como encara a construção das suas equipas , dão-nos garantias de que rapidamente absorverá a nossa essência e que cumprirá com garra e sucesso o projeto que apresentámos aos Sócios . Desde o início , compreendeu que o bom futebol , suportado nos valores que temos como inegociáveis no nosso ADN , serão a receita certa para continuarmos viciados em vitórias e atingir os nossos objetivos . A gratidão é algo que também nos distingue e revela o nosso carácter . Vítor Bruno passou oito anos connosco , primeiro como membro da equipa técnica de Sérgio Conceição e , depois , como treinador principal , tendo sido um exemplo de profissionalismo e dedicação ao FC Porto até ao último momento . Somos gratos e confiamos que o futuro lhe trará muito sucesso . Em nome do FC Porto , uma palavra de profundo agradecimento e um abraço de respeito e amizade .
Entre a chegada de Martín Anselmi e a saída de Vítor Bruno a equipa do FC Porto foi liderada por José Tavares , com o apoio do nosso Silvestre Varela , Sérgio Ferreira , Pedro Silva e Diogo Almeida . A todos o meu agradecimento pessoal pela forma como se disponibilizaram a servir o FC Porto nesse momento de transição .
O final do mês de janeiro e os primeiros dias de fevereiro trazem outras novidades relacionadas com as movimentações do mercado de inverno . Um mercado difícil que abordámos de forma cautelosa , mas que nos permitiu reforçar a equipa em setores-chave . Dessa forma concluímos a contratação de dois jovens jogadores que crescerão no FC Porto e assumirão um papel determinante na construção do nosso projeto desportivo alicerçado no talento de jovens jogadores e jogadores da nossa formação . Estamos confiantes que tanto o William Gomes como o Tomás Pérez terão muito sucesso no Clube . Num exemplo do que é trabalhar em estrutura e em sintonia entre Formação , Scouting e Direção Desportiva completamos o plantel da equipa B com a chegada de Trafim Melnichenka , Leonardo Vonić e João Moreira com um impacto imediato muito positivo , bem como procedemos à renovação de contratos ou assinámos novos contratos de formação com vários jovens atletas de diferentes escalões .
Também nos despedimos de alguns jogadores que nos deixam excelentes recordações . Galeno , que escreveu uma história de muito sucesso ao serviço do FC Porto , onde venceu todos os troféus nacionais e brilhou na Liga dos Campeões , partiu para uma nova etapa da sua carreira na Arábia Saudita . Os seus dribles , golos e , sobretudo , o seu Portismo não serão esquecidos . Obrigado por tudo . Merecerás todo o sucesso que conquistares .
06