ANDEBOL
DEZEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
“ A cabeça é melhor do que o músculo ”
M I G U E L O L I V E I R A
Após anos de grande sucesso na formação , Miguel Oliveira está “ finalmente ” na equipa principal e já só pensa em “ vencer todos os títulos ”. Com apenas 20 anos , o primeira linha ainda não tem a total noção de todos os seus feitos , mas luta “ todos os dias ” para ir mais adiante . “ Sou um jogador ambicioso ” e “ podem contar comigo para o que for ”, garante um diamante de uma geração de ouro do andebol nacional que quer , sobretudo , “ desfrutar ” ao lado de amigos e do primo Pedro .
ENTREVISTA de PEDRO DINIZ
Está a viver o ano de estreia no plantel principal . Como têm sido os primeiros meses desta nova experiência ? Tem sido uma sensação muito boa . Finalmente estou na equipa principal do FC Porto , que era um objetivo de há alguns anos , desde que vim para a formação . A equipa recebeu-me muito bem . Já conhecia alguns jogadores e tenho o meu primo a jogar comigo , o Pedro [ Oliveira ]. Joguei com alguns dos meus colegas na formação e nas seleções e o grupo dos mais velhos é uma referência para mim . É sempre bom ter ali uma junção de amigos e ídolos no balneário .
Deu os primeiros passos numa das melhores escolas do país , o Águas Santas . Como lhe foi introduzida a modalidade ? O meu pai , o meu tio e a minha prima jogaram andebol e eu jogava sempre com os meus primos nos intervalos dos jogos . O meu irmão , que é mais novo , também a pratica . Já vem de família , nasceu comigo .
Desde cedo se habituou a ganhar e a competir por títulos . Isso aumentoulhe a responsabilidade e fez com que chegasse mais rápido a este patamar ? Penso que sim . É um clube muito competitivo , tem uma boa escola de formação . Vivi lá muitos bons anos e sim , acho que isso foi uma ajuda para estar aqui tão cedo .
Tem apenas 20 anos , mas já foi campeão de sub-16 , de sub-20 , da terceira divisão de seniores e ganhou torneios internacionais pelas seleções jovens . Achava que seria possível conquistar tanto em tão pouco tempo ? Tinha essa ambição , mas claro que às vezes é difícil torná-la realidade . Luto todos os dias por esse objetivo , mas às vezes não cai bem a ficha de que já consegui isso tudo em tão pouco tempo . Sou um jogador ambicioso , tento olhar para isto com naturalidade
67