Dragões #457 Dez 2024 | Page 35

1974
1976
1969
1975
FUTEBOL
DEZEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
MAIS RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
A 20 de novembro de 1974 , Portugal estreava-se na qualificação para o Euro ’ 76 frente à Inglaterra , em Wembley . Nos dias anteriores , a imprensa britânica não escondeu que contava com uma vitória por goleada . O que os ingleses não sabiam era que José Maria Pedroto tinha preparado com todo o pormenor o primeiro jogo oficial enquanto selecionador , ao ponto de ter estudado as prestações do adversário durante os 20 anos anteriores . A exibição portuguesa e o empate a zero causaram espanto , e até Eric Hobsbawm , um dos mais importantes historiadores do século XX , veio a comentar : “ Sem entender a sociedade dificilmente se poderá ser um treinador de excelência . Só um conhecedor do futebol inglês e da sua história , como o demonstrou ser o treinador português , poderia bloquear daquela forma o futebol bastante previsível da Inglaterra ”.
Depois de ter conduzido os sadinos em cinco campanhas europeias brilhantes , Pedroto muda-se para o Boavista e acumula a função de selecionador nacional .

1974

Em janeiro , Pedroto compromete-se com o FC Porto para a temporada seguinte ; em junho , o Boavista vence novamente a Taça de Portugal , derrotando o Vitória de Guimarães numa final disputada no Estádio das Antas .

1976

1969

A dois jogos do fim de uma época em que esteve perto de conquistar o campeonato , Pedroto deixa o FC Porto em conflito com o presidente Afonso Pinto de Magalhães e assina pelo Vitória de Setúbal .

1975

A 25 de abril , realizam-se as primeiras eleições democráticas , para a Assembleia Constituinte , e José Maria Pedroto é candidato pelo PPD num lugar simbólico ; em junho , o Boavista de Pedroto vence o Benfica na final da Taça de Portugal .
A ADESÃO DE SETÚBAL À COMUNIDADE EUROPEIA
Nas quase cinco épocas que passou em Setúbal , José Maria Pedroto conduziu o Vitória em três campanhas na Taça UEFA e em duas na competição antecessora desta prova , a Taça das Cidades com Feiras . Passou sempre , pelo menos , duas eliminatórias , tendo atingido os quartos de final em três ocasiões e os oitavos em duas . Entre os adversários eliminados encontram-se equipas tão poderosas como o Liverpool , o Inter de Milão , a Fiorentina , o Anderlecht e o Leeds United .
35