Dragões #457 Dez 2024 | Page 14

TEMA DE CAPA
DEZEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES na altura , foi o português mais jovem de sempre a jogar a competição . Lembro-me . Foi contra o Atlético , em Madrid . Na altura era jovem , ainda mais do que sou agora , mas não ficava tão nervoso como fico hoje em dia . Não ligava muito a isso .
Agora fica mais nervoso ? Como combate esse nervosismo ? Agora fico mais nervoso , sim . Não combato , fico nervoso até ao apito inicial e depois aquilo começa a acalmar .
Recorda-se do dia 7 de agosto de 2022 , um domingo de calor no Olival ? Lembro-me da minha estreia pela equipa B , contra o Covilhã . Mas foi um dia de má memória , porque depois do jogo fomos treinar e tive uma lesão .
Por falar em datas … 20 de outubro de 2023 , uma gélida noite de sexta-feira em Chaves ? Foi quando me estreei pela equipa A do FC Porto , na Taça de Portugal , contra o Vilar de Perdizes . Quando o mister me chamou fiquei todo nervoso , nem me passou mais nada pela cabeça . Entrei à pressa e nem sabia o que pensar .
Quem o vê dentro do campo não vê esse nervosismo todo … Só fico nervoso antes de entrar em campo . Lá dentro sentimos uma calma porque estamos a jogar o nosso jogo , estamos a fazer o que sabemos e o que gostamos .
“ Foi a primeira vez que tive uma claque a apoiar-me e é sempre importante termos adeptos que amam o clube da mesma forma que nós amamos o FC Porto dentro e fora do campo ”. Na altura proferiu estas declarações . Quão importantes são os adeptos no sucesso do FC Porto ? Todos sabemos que o FC Porto tem uma claque que apoia o clube há muito tempo e são o 12 .º jogador em campo . Sempre apoiaram o FC Porto de maneira consistente , dão-nos sempre apoio em casa e nos jogos fora e são sempre uma grande ajuda para nós .
Só se estreou na Liga a 28 de abril . O que mostrou ao Sérgio Conceição durante esses seis meses ? É uma pergunta muito difícil de responder . Não sou treinador , não tenho a perceção que o mister tinha na altura e não sei mesmo dizer .
Já foi treinado pelo Capucho , pelo Folha e pelo Sérgio Conceição . O que é que cada um desses três antigos extremos lhe ensinou ? Com o Capucho trabalhei durante pouco tempo , foi mais na Youth League . O mister Folha foi um dos que me ensinou mais , que me ajudou mais nos treinos , e passava-me ideias de jogo mais maduras . O mister Sérgio era mais exigente , puxava por nós , e é sempre bom ter alguém que nos faça puxar por nós próprios . Ele era exigente connosco , mas a partir de certa altura já éramos nós a exigir o máximo de nós próprios .
Sérgio Conceição saiu , Vítor Bruno entrou e o Martim continuou a merecer a confiança da equipa técnica - tanto que foi titular na Supertaça . Como se sentia antes desse jogo ? Estava nervoso , toda a gente fica nervosa antes de uma final , mas entrámos lá para dentro com a convicção de que íamos ganhar . Começámos um bocado mal , mas graças a Deus acabou por correr tudo bem .
Quando viu o marcador em 0-3 alguma vez imaginou que era possível virá-lo para 4-3 ? Tem que haver sempre essa esperança na reviravolta . A confiança que o mister nos transmitiu ao intervalo deu-nos uma certa moral de que íamos ganhar , ele deu-nos vários exemplos de jogos dados como perdidos que as equipas acabaram por vencer e foi isso que fez renascer a esperança .
14