Dragões #456 Nov 2024 | Page 67

BASQUETEBOL
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES

“ A atmosfera do Dragão Arena é poderosa ”

X E Y R I U S W I L L I A M S
ENTREVISTA de BRUNO LEITE
Os primeiros meses de FC Porto “ foram muito bons ”, mas “ passaram muito rápido ”. Xeyrius Williams foi um dos seis reforços anunciados para 2024 / 25 e confessa que “ não conhecia nada sobre a cidade ”, mas os conselhos sábios do ex-Dragão Michael Finke , alguém que “ adora o Porto ”, foram decisivos para que o extremo / poste norte-americano decidisse prosseguir a carreira de azul e branco , tal como as conversas com Fernando Sá durante o verão .

Nesta entrevista à DRAGÕES , o camisola 20 deixa elogios ao trabalho realizado pelo treinador e diz-se confiante num futuro azul e branco , até porque a equipa portista ainda procura o “ ritmo perfeito ” dentro do campo . Ainda assim , uma Supertaça já foi para o Museu e há mais títulos para conquistar , mesmo que a concorrência seja de luxo , nomeadamente a nível interno . A nível europeu , Xeyrius Williams acredita que a equipa pode ir até onde quiser na FIBA Europe Cup , mas nada se consegue sem o apoio dos adeptos : “ Eles ajudam-nos a ganhar e nós damos-lhes vitórias ”.

Como têm sido os primeiros meses desde que chegou ao FC Porto ? A verdade é que passaram muito rápido , mas foram muito bons , muito bons .
Já conhecia alguma coisa sobre o clube ou sobre a cidade quando soube do interesse do FC Porto ? Não conhecia nada sobre a cidade , mas já conhecia alguma coisa sobre o clube e sobre a sua história , mas não tanto sobre futebol . Quando cheguei , fiquei surpreso ao ver o Museu . No que diz respeito ao basquetebol , sabia que tem disputado as competições europeias e que se saiu muito bem antes de vir para cá .
Conhecia algum jogador que tivesse passado pelo FC Porto ? Conheço o Michael Finke , fomos colegas de equipa na Grécia antes de ele vir para o FC Porto . Também já conhecia o Phil Fayne , pois jogámos um contra o outro na universidade , além de pertencer à minha agência também .
Falou com o Michael Finke quando sabia que vinha para cá ? Sim , perguntei-lhe como era a cidade e coisas do género . Ele adora o Porto e só me disse coisas fantásticas .
E com o treinador Fernando Sá ? Falou com ele antes de vir para o Porto ? Durante um mês , falámos pelo menos uma vez por semana . Ligava-lhe sempre para saber como estavam as coisas e na altura ele estava a preparar a temporada , as contratações , etc . Faz parte desta profissão conhecermos bem o nosso treinador e foi o que tentei fazer .
E como tem sido trabalhar com ele ? Tem sido muito bom , como pensei que seria . Quando falámos ao telefone no início do verão , senti muita sabedoria da parte dele e que ele sabia o que queria para a equipa , além de parecer que já me conhecia . Isso
67