Dragões #456 Nov 2024 | Page 64

ANDEBOL
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES foi incrível , deu-nos ainda mais vontade e ambição para continuarmos a lutar por todos os títulos possíveis . No ano passado não conseguimos , mas lutámos até ao final . Este ano a equipa está com muita confiança , ambição e vontade de voltar a ganhar todos os troféus . Espero que acabemos muito melhor do que no ano passado .
O momento da conquista do título na Madeira foi especial ? Ganhar um título enche-te de orgulho e de felicidade . Antes do jogo , obviamente , senti muitos nervos , porque era um jogo muito importante e tínhamos de dar tudo até ao último momento , mas mantive-me concentrado . Depois do jogo , vivemos momentos de muita euforia , celebração , alegria e espero que isso volte este ano .
Marcou sete golos ao Sporting e ao Benfica no ano passado , assumiu protagonismo em jogos grandes . É um traço que o define ? Quanto mais difícil é o jogo , mais vontade tenho e mais me sinto preparado . Gosto de assumir o protagonismo . Normalmente as pessoas acham que , por ser jovem , fico nervoso , mas a experiência que tive com jogadores de alto calibre ajuda-me a ficar sereno durante esses clássicos .
2024 foi um ano duro a nível pessoal . A perda de um pai alguma vez é superada ? Não .
Sentiu o apoio da família portista nesse momento ? Sim . Estou muito agradecido ao clube e aos adeptos pelo apoio que me deram nesses momentos . Facilitaram-me bastante as coisas .
Os adeptos do FC Porto são especiais também por isso ? Sem dúvida . Estão lá para nós em todos os momentos , dentro e fora do campo .
Este ano , o triunfo na Luz a abrir o campeonato deu-vos força para entrarem numa série vitoriosa que só foi travada pelo Sporting . Que pormenores falharam nesse jogo ? Os clássicos decidem-se nos detalhes . Falhámos mais do que eles , são pequenas coisas que temos de ajustar para ganharmos . Ainda falta muita época , o campeonato é longo e estamos focados no que temos de fazer .
Depois da fase regular ainda há a fase final . O título nacional mantémse como o principal objetivo ? Claro . Se queremos jogar a Liga dos Campeões , temos de ganhar o campeonato . É o nosso principal objetivo e vamos dar tudo para o conseguir .
Conseguiram a passagem à “ main round ” da Liga Europeia . Até onde pode ir a equipa na prova ? Espero chegar até à final . Agora que tudo está bem , estamos com confiança , espero passar à próxima ronda também e ver até onde chegamos . O objetivo é
chegar o mais longe possível . Podemos ganhar a qualquer adversário .
Foi expulso na Islândia , contra o Valur , por acertar na cara do guardaredes . O que sentiu nesse momento ? Não acreditava , não sabia o que estava a acontecer . Nunca tinha passado por isso , na verdade . É uma regra , mas nem sabia nem como reagir ou o que fazer , fiquei angustiado .
Concorda com a regra ? Não , não concordo . Noutros jogos da fase de grupos também acertei na cara do guarda-redes , foi bem pior e não fui expulso . Era um livre de sete metros , foi um remate devagar , mas é a regra . Quando remato da ponta , estou mais perto dos guarda-redes , é pior . Em contraataque é pior . Tenho de aceitar e respeitar .
A vitória na Macedónia foi fundamental para a passagem . A forma como foi conseguida , com uma defesa sólida , ainda a tornou mais saborosa ? Foi uma das vitórias mais saborosas que tivemos aqui . Era um jogo muito importante e demonstrámos a união da equipa . A partir daí , tudo correu bem . Fomos à luta com confiança nos companheiros , foi incrível , conseguimos uma grande vitória que nos deixou com muito mais ânimo e ambição .
O que mais lhe ensinou o Magnus até ao momento ? A manter a calma , sobretudo . É um treinador muito tranquilo e ajudame a manter a calma e a não cometer erros . A nível individual e desportivo , estou muito agradecido pela ajuda que me dá na tomada de decisão .
O Antonio Martínez estava num grande momento e lesionou-se , o David Fernández estava a impor-se a lateral direito e também teve de parar por lesão . O regresso deles pode dar ainda mais vida à equipa ? O Antonio começou a temporada de forma espetacular e , se tivesse podido continuar , teria sido uma grande ajuda . O David é um jogador espetacular que foi protagonista em alguns jogos , mas não podemos controlar as lesões . Acontece , temos de saber viver com isso .
A lateral ou a ponta , tem algum objetivo pessoal para a temporada ? Só penso em ajudar os meus companheiros . Ser polivalente é uma caraterística que gosto de ter e da qual fico orgulhoso , porque me permite ajudar a equipa em várias posições . Estou pronto para contribuir em qualquer posto , onde o treinador quiser .
O que mais gosta no Porto ? A zona onde vivo , Vila Nova de Gaia . A parte da praia é uma zona de desconexão , de relaxamento . Ajuda a desligar dos problemas e da carga diária , é fantástica .
Muitos viajantes comparam Barcelona ao Porto . Já vê esta cidade como a sua casa ? Essas semelhanças fizeram-me apaixonar pela cidade . Quando estava em Barcelona morava em La Masia , mas passava a vida na casa da família Pascual , em Castelldefels , ao lado da praia . Quando vim para cá , vi muitas parecenças com essa zona . Ajudou-me a sentir em casa , à vontade . Tornou tudo mais fácil , confortável e tranquilo .
64