Dragões #456 Nov 2024 | Page 6

A VISÃO DO PRESIDENTE
NOVEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES

Unidade e vitória

Caros Sócios , Adeptos e Simpatizantes do FC Porto , O passado dia 23 de novembro foi mais um dia de grande significado na vida do FC Porto . Uma jornada que , por todos os motivos , fica inscrita na História do Clube . E como nem todos tiveram oportunidade de marcar presença é da maior utilidade destacar alguns aspetos cuja partilha é um reforço do nosso orgulho de ser Portista .

As primeiras palavras têm de ir , com toda a justiça , para a sábia e serena Presidência da Mesa da Assembleia Geral . Convém recordar que o Presidente desta Mesa é , estatutária e legalmente , o representante direto da voz de todos os Sócios do FC Porto e António Tavares desempenhou essa missão de forma exemplar . Cuidando da organização prévia , que conseguiu atrair ao Dragão Arena mais de mil associados , ao encerramento dos trabalhos , à divulgação dos resultados das votações , permitindo aos Sócios serem ouvidos , apresentarem livremente as suas opiniões e propostas , serem esclarecidos de viva voz por parte de quem tem essas responsabilidades e votarem as propostas que foram apresentas a escrutínio . “ Os sócios são a única razão de ser deste clube , são e continuarão a ser o coração desta instituição . Saberemos sê-lo com paixão e com os valores e mística que nos distinguem dos outros , honrando o nosso passado , mas construindo o nosso futuro . Como sócio que está a exercer o cargo de Presidente da Direção do FC Porto , estou aqui para ouvir as vossas opiniões e refletir sob as mesmas de modo a apresentar soluções que engrandeçam esta Instituição .” A forma viva , o confronto de ideias salutar num clube onde se tem de respeitar e ouvir quem , sempre por amor ao FC Porto , entende apresentar e contribuir com as suas perspetivas e a forma organizada como o processo de votação decorreu são um sinal muito claro do ambiente positivo que carateriza o momento do nosso clube e as razões para estarmos tão confiantes face ao futuro . Temos todos , porque todos somos sócios do FC Porto e todos queremos que os seus mais altos interesses se afirmem sobre qualquer outro interesse , de nos congratular por o Clube ter , em tão pouco tempo , restaurado e reforçado a sua confiança nesta Assembleia Geral .
Com especial emoção , proferi a minha primeira intervenção na Assembleia perante os Sócios , enquanto Presidente do Clube . Uma intervenção feita com a consciência e responsabilidade de materializar com as minhas palavras o início de um novo ciclo diretivo após um consulado inesquecível de Jorge Nuno Pinto da Costa , a quem queremos rever de saúde plena . “ Nos últimos 40 anos , aprendemos a transformar a nossa força em valores e em vitórias constantes . José Maria Pedroto ajudou a pensar essa revolução , soube estruturar esse pensamento e levá-lo para um balneário onde sempre estiveram os mais bravos e ensinou-nos a vencer e a multiplicar as vitórias .” A intervenção foi também um momento de homenagem ao que é ser Portista num momento em que vivemos dificuldades , fruto da debilidade da nossa situação financeira , que ameaçava hipotecar um presente e futuro vencedores . As apresentações de contas de José Pedro Pereira da Costa e João Borges , respetivamente Vice-Presidentes da SAD e do Clube responsáveis pelo pelouro financeiro , apresentaram de forma muito detalhada e foram essenciais também para se perceber quais os caminhos que estamos a construir para reverter este período e permitir ao FC Porto recuperar a sua capacidade de investimento e promoção de um desenvolvimento sustentado no ciclo em que agora entramos .
“ Ninguém está aqui para pôr os seus interesses à frente dos interesses do Clube . Isso jamais vou permitir e dessa forma temos feito a gestão do nosso Clube na defesa dos superiores interesses do FC Porto .” Com agrado registamos a consagração através do voto massivo que recebemos nesta Assembleia , de um apoio que todos temos vindo a sentir com o estádio a bater recordes de assistência consecutivamente , no apoio nos jogos fora , em que a procura de bilhetes tem sido superior à oferta , resultando em números históricos também nas nossas deslocações , no número de sócios que cresce diariamente e nas inúmeras manifestações de apoio que recebemos de sócios , adeptos e empresas e instituições da região . O nosso compromisso com a transparência é real e aqui foi demonstrado e o compromisso assumido com os Associados na revisão de algumas matérias será levado a cabo e os Associados continuarão a ser devidamente informados sobre tudo o que se passa na vida do Futebol Clube do Porto .
A aprovação também massiva da larga maioria da Fundação FC Porto , após uma apresentação de Rui Pedroto , Vice- Presidente para a área social que tomará este projeto em mãos , abre também um novo horizonte a um Clube que assume as suas responsabilidades perante a sociedade , a região e os seus Sócios em particular . A criação deste instrumento dota-nos de muito maior capacidade de intervir e expressar a nossa responsabilidade social , a nossa cidadania , e desta forma nos aproximarmos ainda mais das expectativas dos nossos associados , sobretudo daqueles com menos possibilidades . A sua institucionalização e dotação de um fundo adequado abre também a porta a parcerias virtuosas com outras instituições com capacidade de intervenção social e cívica .
Como muito bem sintetizou António Tavares , esta foi uma Assembleia Geral que demonstrou que Unidade e
06