BREVES
OUTUBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
DESPORTO ADAPTADO ABRAÇA FUTSAL PARA SURDOS
O desporto adaptado do FC Porto pode orgulhar-se de ter mais uma modalidade : o futsal para surdos . O Bar Aberto Coca- Cola , no Estádio do Dragão , serviu de palco à assinatura de um protocolo entre o clube e a escola Eugénio de Andrade , um estabelecimento de ensino “ de referência para alunos surdos ”, como sublinhou Joana Teixeira , a responsável pelo Desporto Adaptado do clube , que enaltece o facto de abranger “ uma área de deficiência à qual não estávamos a dar uma resposta específica ”. O objetivo passa por aumentar para dois o número de treinos semanais e por criar as bases para uma equipa de futsal para surdos do FC Porto , que a médio / longo prazo entrará em competição . O treinador será João Antunes , jogador da seleção nacional de surdos e ex-aluno da escola Eugénio de Andrade , cujo diretor é Emídio Isaías : “ Para nós , é um privilégio assinarmos este protocolo ”. Manuel Bastos , o representante da Coca-Cola , parceira do FC Porto no desporto adaptado , não tem dúvidas de que esta é “ a prova de que conseguimos incluir todos ”.
BOCCIA PARA SÓCIOS
Há mais uma modalidade no universo FC Porto : o boccia sénior , destinado a todos os sócios com mais de 65 anos que passam a ter possibilidade de representar o clube . O nascimento da modalidade foi apadrinhado por dois atletas paralímpicos azuis e brancos , Carla Oliveira e David Araújo , que se juntaram a Teresa Figueiras , vogal da Direção do clube e madrinha do projeto , e a Joana Teixeira , a responsável pelo desporto adaptado .
VINTAGE GANHAM EM MELGAÇO
A Dragon Force continua a expandirse e desta vez juntou-se ao União da Bola da Madeira , clube fundado em 2022 que emergiu do histórico União da Madeira , emblema com mais de 100 anos . Sediado no Funchal , o União da Bola consolida a expansão da Dragon Force na ilha e reforça o objetivo de criar condições favoráveis ao desenvolvimento das competências de centenas de alunos que se encontram distribuídos pelos vários polos da escola de futebol Dragon Force naquele arquipélago e que , já a partir desta época , passarão a competir pelo União da Bola .
CABO VERDE FICOU MAIS AZUL
Uma comitiva liderada por Carlos Monteiro , ministro do Desporto de Cabo Verde , foi recebida no Estádio do Dragão por João Borges , vice-presidente do FC Porto e membro da comissão executiva da SAD . A visita institucional incluiu uma passagem pelo Museu e teve como objetivo “ promover o estabelecimento de parcerias e protocolos ” capazes de reforçar a ligação a África , esclareceu o “ vice ” azul e branco . Grato pela “ disponibilidade do FC Porto ”, o governante cabo-verdiano disse ter vivido “ uma experiência muito agradável ” e procurou “ reforçar os laços ” entre as partes “ estabelecendo parcerias em várias modalidades ”.
NATAÇÃO PREMIADA
José Manuel Borges foi premiado e João Viola foi alvo de um reconhecimento por parte da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação no 47 .º congresso daquela entidade , que decorreu em Viseu no passado fim de semana de 12 e 13 de outubro . O treinador de 62 anos , que orienta Angélica André , recebeu a distinção de Treinador do Ano de Águas Abertas pelo desempenho da atleta olímpica nos Jogos Mediterrâneos ( 4 .º lugar ), no Mundial ( 3 .º), na Taça da Europa ( 2 .º), no campeonato nacional de longa distância ( 1 .º) e nos Jogos Olímpicos , em que conseguiu a melhor marca da história para Portugal ( 12 .º). O adjunto de 35 anos recebeu um louvor por ter desempenhado a função de chefe da equipa de águas abertas na missão olímpica .
72