VOLEIBOL
OUTUBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
UMA VITÓRIA DE “ TANTA GENTE ” No rescaldo da vitória em casa das detentoras do título espanhol ( 3-2 ) que selou a entrada na prestigiada Liga dos Campeões , Miguel Coelho esboçou uma “ reação de extrema felicidade ” ao ver que “ o trabalho de toda a gente tem sido muito bem feito ”, mas recusou “ falar em história , porque a história fica para a imprensa e para os adeptos ”.
“ O clube está de parabéns , o voleibol português está de parabéns e nós ficamos felizes por fazer parte desta conquista de tanta gente ”, afirmou o treinador que conduziu as azuis e brancas a mais uma campanha europeia . “ A minha reação é de extrema felicidade . Este não era o principal objetivo da época desportiva , mas era um objetivo a que nos propusemos e queríamos muito estar na melhor competição do mundo por acharmos que o trabalho de toda a gente tem sido muito bem feito . O trabalho do clube tem sido incrível à volta da equipa , pela forma como nos têm ajudado , e é uma competição em que queríamos estar para nos testarmos , para aprendermos muito com ela , e acho que as jogadoras conseguiram um feito muito grande ”, concluiu Miguel Coelho .
As maiores de Portugal e da península
O FC Porto superou toda a concorrência nacional e espanhola e conquistou a Taça Ibérica , competição que reuniu as quatro melhores formações da península durante o penúltimo fim de semana de setembro , em Las Palmas . Menos de 24 horas depois de darem a volta ao resultado diante do Avarca de Menorca , vice-campeãs do país vizinho , as portistas venceram o Benfica - que havia afastado as detentoras do título espanhol - num duelo de titãs que se decidiu em quatro sets extremamente disputados ( 3-1 ). As azuis e brancas até entraram melhor , mas as encarnadas deram uma resposta à altura , alcançaram um parcial de 5-0 e colocaram-se a vencer por três ( 6-9 ). O encontro nunca mais voltou a estar empatado , a reação portista tardou a surgir e nem a rotação promovida por Miguel Coelho impediu a formação lisboeta de se adiantar no marcador ( 22-25 ). O segundo set também começou por pender desde cedo para o Benfica , que chegou a liderar por 1-5 , porém as detentoras do título nacional fizeram valer esse estatuto e operaram a reviravolta durante uma reta final demolidora ao longo da qual marcaram 13 pontos e sofreram apenas sete ( 25-18 ). A superioridade azul e branca mantevese até ao equador do terceiro set ( 14- 14 ), quando as da capital se estrearam na liderança e obrigaram o treinador campeão português a interromper a partida . Mais do que a pausa técnica , a aposta na melhor pontuadora da tarde ( Victória Alves , 26 ) fez maravilhas e catapultou a equipa para outro nível , conforme demonstrou o parcial de 5-1 após o time-out pedido por Rui Moreira ( 25-21 ). O quarto set foi o mais desequilibrado até então , o FC Porto chegou a dispor de meia-dúzia de avanço ( 12-6 ) e nunca mais perdeu o comando do resultado , acabando por vencer o clássico e o título ao cabo de mais de duas horas de muita luta ( 25-19 ). No final , Joana Resende ergueu o troféu entregue ao Museu por uma associada que faz questão de acompanhar a secção desde o primeiro dia . “ Foi uma experiência muito boa , é uma grande aproximação dos sócios às modalidades e ao nosso mundo , que é o FC Porto . É uma iniciativa muito boa , recebi um telefonema quando estava a trabalhar e ainda ponderei , porque estava a 24 horas de um evento que me obrigava a faltar ao trabalho , mas depois pensei que tinha mesmo de ir por ser uma oportunidade única ”, explicou Sofia Ribeiro , a número 88.466 na lista de filiados , em declarações ao Porto Canal . Miguel Coelho , por sua vez , endereçou os “ parabéns a todos por continuarem a escrever história ”. “ Começamos a época no Museu para que este seja o destino no final de cada competição . Aproveito para desejar muito boa sorte às restantes modalidades e que este seja o início de uma grande temporada para todas ”, acrescentou o treinador responsável pela conquista .
59